top of page

Wat Rong Khun: magnífica exposição de arte na Tailândia

Atualizado: 26 de out. de 2022

Matéria


Templo Wat Rong Khun - História em Destaque

O Wat Rong Khun, também chamado de Templo Branco, é uma exposição de arte não convencional de propriedade privada no estilo de um templo budista. No final do século XX, o original Wat Rong Khun estava em péssimo estado de conservação, até o artista local Chalermchai Kositpipat decidi reconstruí-lo e financiar o projeto com recursos próprios.



O passeio pelo templo começa em uma passarela onde em ambos os lados há um abismo de mãos representando os infinitos desejos humanos. Quando o visitante pisa na passarela não é permitido voltar, ele terá que seguir sempre em frente onde irá encontrar os guardiões do paraíso. Segundo o budismo, este trajeto representa o caminho para a iluminação. Essa construção simboliza um pensamento budista como nenhuma outra na Tailândia.


“Se o visitante ao entrar na passarela tentar voltar, os guardas que trabalham no templo irão gritar com você”, comenta a fotógrafa Aline Souza para o site História em Destaque.


O templo Wat Rong Khun chama a atenção pelo seu simbolismo e riqueza de detalhes, onde elementos das tradições budistas e hindus se misturam com referências à cultura ocidental. O templo foi aberto ao público em 1997, ano de início das obras de restauração, e só será finalizado em 2070, segundo Charlemchai.



Charlemchai resolveu transformar a antiga e abandonada construção em sua maior obra-prima, e sozinho se encarregou da reconstrução. Segundo informações da Renown Travel, o desejo de Chalermchai era transformar o local em um centro de aprendizagem e meditação seguindo as técnicas budistas.


Estima-se que os gastos com a obra ultrapassem a marca de US$ 1 milhão. Chalermchai aceita doações, mas que não ultrapassem o teto equivalente a R$ 10.000 para cada contribuinte. Ele explica que tais medidas são para tenta evitar uma possível interferência no andamento dos trabalhos.


Localizado em Chiang Rai, na Tailândia, o templo saiu inalterado de um terremoto ocorrido em 2014.


Dentro do edifício principal, um mural colorido com ícones do mundo pop e personagens de filmes são mostrados em cenas trágicas e apocalípticas. Representados nesse mural estão Michael Jackson, Batman, Darth Vader e até kung Fu Panda. Não é permitido fotografar no interior do templo.

bottom of page