top of page

Walt Disney

Atualizado: 23 de mar. de 2023

Biografia


Walt Disney - História em Destaque

Walt Disney era produtor americano de filmes, televisão e produtor de espetáculos. Famoso por ser pioneiro dos filmes de desenhos animados e criador da Disneyland (Disneylândia). Fundou junto com seu irmão Roy a Walt Disney Productions, que se tornou uma das mais importantes empresas de cinema do mundo. Disney foi um animador inovador que criou um dos personagens de desenhos animados mais famoso do mundo, o Mickey Mouse. Fundou também os parques temáticos Disneyland e Walt Disney World.



Disney nasceu em 5 de dezembro de 1901 em Hermosa, Illinois. Filho de um canadense-irlandês (Elias Disney) e uma alemã-americana (Flora Call Disney). Sua família era de cinco irmãos (quatro meninos e uma menina). Viveu a maior parte de sua infância em Marceline, Missouri, onde começou a desenhar, pintar e vender fotos para amigos da família e vizinhos. Já no ano de 1911, sua família mudou-se para Kansas City, onde Disney começou seu amor por trens, talvez por inspiração do seu tio Mike Martin que era engenheiro de trens. Algum tempo depois Disney iria trabalhar em um emprego de verão na ferrovia vendendo lanches e jornais para os viajantes.


Walt Disney estudou desenho e fotografia na escola primária McKinler em Chicago, onde foi colunista e contribuiu como cartunista para a escola. Frequentou cursos à noite no Chicago Art Institute até os seus 16 anos de idade. Disney abandonou a escola para se juntar ao exército, mas foi rejeitado por ser menor de idade, em vez disso, se juntou a Cruz Vermelha e foi enviado a França por um ano com a responsabilidade de dirigir ambulâncias.



Em 1919, Disney retornou para Kansas City onde conseguiu uma carreira em um jornal local. Também foi nessa época que seu irmão Roy foi trabalhar no Pesmen-Rubin Art Studio, onde conheceu um cartunista chamado Ubbe Eert Iwerks. A partir desse momento Disney passou a trabalhou no Kansas City Film Ad Company onde fez comerciais com base em animação. Também nessa época Disney começou a experimentar câmera e fazer animação. Após esse contato com uma câmera, Disney resolveu abrir seu próprio negócio de animação.


Em sua recém-criada empresa de publicidade, Disney recrutou Fred Harmam como seu primeiro funcionário. Em um teatro local na cidade de kansas City, Disney e Harmam fizeram um acordo para exibir seus desenhos animados. As caricaturas eram extremamente populares. Em pouco tempo Disney adquiriu seu próprio estúdio o qual concedeu o mesmo nome. Disney contratou vários funcionários incluindo os irmãos Harmam, Hugh e o cartunista Ubbe Ert Iwerks. Juntos fizeram uma série de contos de fadas que duravam em média sete minutos combinando ação e animação ao vivo. Esses contos foram chamados de Alice em Cartonnland.



Em 1923, depois de acumular inúmeras dívidas Disney foi forçado a declarar falência. A falência do seu estúdio não era o fim do seu sonho. Disney e seu irmão Roy, juntaram suas economias e se mudaram para Hollywood. Logo depois, Iwerks também se mudou para a Califórnia e, lá os três começaram o Disney Brother’s Studio (o estúdio dos irmãos Disney). Foi com a distribuidora Margaret Winkler de Nova York que o estúdio fez seu primeiro negócio distribuindo seus desenhos animados de Alice. Eles também inventaram os personagens chamados Oswald e Lucky Rabbit.


Algum tempo depois da criação do seu personagem Oswald, Disney descobriu que Charles B. Mintz, (produtor cinematográfico e distribuidor), junto com a empresa de sua esposa (Winkler Pictures), tinham roubado os direitos de Oswald, juntamente com todos os animadores do estúdio, exceto Iwerks. Depois desse ocorrido, os irmãos Disney e Iwerks produziram três desenhos animados com um novo personagem que Walt vinha desenvolvendo chamado Mickey Mouse. Seus primeiros curtas de animação com Mickey foram; Plane Crazy e The Gallopin’ Gaucho, ambos mudos os quais não encontraram distribuição. Com a chegada do som ao cinema, Disney criou um terceiro curta com som e música chamado Steamboat Willie onde Walt emprestou sua voz ao personagem Mickey. Inesperadamente o desenho animado foi uma sensação instantânea.



No ano de 1929, Disney criou a Silly Symphonies, que contou com os amigos recém-criados do Mickey incluindo a Minnie, o pato Donald, Pateta e Pluto. Um dos desenhos animados mais populares e, o primeiro a ganhar um Oscar foi Flores e árvores o qual foi também o primeiro a ser produzido em cores. Em 1933, com o título original, The Three Little Pigs (Os três porquinhos) e, sua canção com o título “Who's Afraid of the Big Bad Wolf?” (Quem tem medo do grande lobo mau), tornou-se o tema para o país no meio da Grande Depressão.


No dia 21 de dezembro de 1937, estreou em Los Angeles o primeiro longa-metragem de animação com o título “Branca de neve e os Sete Anões”. Apesar da Grande Depressão que ocorreu nos EUA, o longa arrecadou o inimaginável $1.499 milhões e oito Oscar. Nos cinco anos que se seguiram, Walt Disney Studios completou uma sequência de filmes de longa-metragem de animação. Foram eles: Pinóquio (1940); Fantasia (1940); Dumbo (1941) e Bambi de 1942.


Em meados da década de 1940, a Walt Disney Studios criou “pacotes de recursos”, unindo grupos de curtas para rodar no comprimento de longa. Já em 1941, houve um retrocesso da empresa quando teve início uma greve de animadores da Disney. Muito antes da empresa se recuperar alguns deles renunciariam de seus cargos.



Em 1950, Disney estava mais uma vez concentrando seus recursos em desenhos animados e, nesse mesmo ano foi lançado Cinderella (Cinderela), seguido por um filme de ação chamado Treasure Island (Ilha do Tesuro, 1950) e, outros como a Lady and the Tramp (A Dama e o Vagabundo, 1955), Sleepin Beauty (A Bela Adormecida, 1959) e o 101 Dalmatians (101 Dálmatas, 1959). Ao todo foram mais de 100 r produzidos por seu estúdio.

O estúdio Disney estava entre os primeiros a usar a televisão como meio de entretenimento. A série de Dave Crockett e o Zorro eram muitos populares entre as crianças, como era também o clube do Mickey Mouse. Walt Disney’s wonderful World of Color (O Maravilhoso Mundo da Cor de Walt Disney) foi um popular programa noturno de domingo que a Disney usou para começar a promover seu novo parque temático. O último grande filme de sucesso que Disney produziu foi Mary Poppins de 1964, que misturou ação e animação.


O parque temático Disneyland foi inaugurado em 17 de julho de 1955, em Anheim, Califórnia. Sua construção custou $17 milhões e, contou com a presença do ator (e futuro presidente dos EUA) Ronald Reagan. A inauguração foi tumultuosa com vários contratempos. O local se tornou conhecido como um lugar onde as crianças e suas famílias poderiam explorar, desfrutar de passeios e conhecer personagens da Walt Disney Stuios.


Em um curto espaço de tempo, a Disneyland tinha aumentado seu tamanho dez vezes e, entretendo turistas de todo o mundo. Entre altos e baixos com o atendimento ao longo dos anos, a Disneyland expandiu seus passeios criando parques em Tóquio, Paris e Hong Kong.



Alguns anos após a abertura da Disneyland. Disney começou planos para um novo parque temático. Esse protótipo foi chamado de “Protótipo Experimental Comunidade do Amanhã”, na Florida. Sua construção estava em andamento quando Disney foi diagnosticado com câncer de pulmão em 1966. Walt Disney morreu no mesmo ano, no dia 15 de dezembro, aos 65 anos. Disney foi cremado e, suas cinzas enterradas no cemitério Forest Lawn em Los Angeles, Califórnia.

Após a morte de Disney, seu irmao Roy continuou os planos para terminar o parque temático da Flórida que abriu em 1971 sob o nome de Walt Disney World.



Bibliografia

SNOW, R. Disney's Land. Scribner, 2019.

GLABER, N. Walt Disney: O triunfo da imaginação americana. 3ª edição. São Paulo: Novo Século, 16 março 2020.


bottom of page