top of page

Túmulos de crianças da elite inca são encontrados no Peru


Sepulturas no complexo arqueológico de Túcume.

Sepulturas no complexo arqueológico de Túcume. Foto: GUADALUPE PARDO. Divulgação.


Um grupo de arqueólogos encontrou em Túcume, no Peru, as sepulturas de duas crianças enterradas há cerca de 500 anos. A descoberta aconteceu durante escavações que fazem parte do processo de conservação e restauração do complexo Huaca Las Abejas. Segundo os especialistas, as crianças pertenciam à elite inca.


Ao analisar a sedimentação debaixo das tumbas, os pesquisadores puderam determinar o ano em que as crianças foram sepultadas. Essa recente descoberta se junta a outros 45 túmulos da nobreza inca descobertos anteriormente.

O complexo arqueológico de Túcume está localizado a 780 quilômetros de Lima, e apresenta vestígios de várias pirâmides de adobe. Esse complexo foi erguido provavelmente por volta do ano 1100 d.C., período em que a região era habitada pela cultura Lambayeque. Os especialistas acreditam que por volta de 1500 o local foi anexado ao Império Inca.


Segundo os arqueólogos, o complexo desempenhava funções administrativas e cerimoniais devido aos elementos arquitetônicos encontrados. Foram encontrados no complexo sementes, pisos, calçadas, degraus, fachadas, ruínas de paredes, lareiras, ossos de camelídeos, restos de tecidos e diversas cerâmicas.


Fonte: Ministério da Cultura do Peru

bottom of page