top of page

Soldado encontra moeda de viajante que passou em Israel há 1800 anos



A Autoridade de Antiguidades de Israel anunciou que durante um treinamento na região de Carmel, em Israel, um soldado encontrou uma raríssima moeda. Provavelmente um viajante tenha deixado cair quando passava pelo local há mais de 1800 anos.


O chefe do Departamento de Numismática da IAA, Donald Tzvi Ariel, explicou que o artefato é especial, pois na região, poucas moedas foram encontradas ao longo de vários anos. Apenas outras onze moedas haviam sido encontradas no norte de Israel, e fazem parte do Departamento do Tesouro Nacional.



Especialistas envolvidos conseguiram identificar a origem e a datação da moeda por meio de imagens e textos gravados no artefato. Há o ano de 217, o desenho de deus da lua e homens, além do retrato do imperador romano Antonius Pius. Também cunhado estava “Do povo de Geva Phillipi”.


Durante o período romano, as cidades podiam cunhar suas próprias moedas. A data na moeda representa o ano em que o concelho municipal foi estabelecido, e seus cidadãos foram autorizados a autogovernar sob o Império Romano.


Fonte: BBC

bottom of page