top of page

Porque o Alossauro é considerado o predador mais feroz de sua época?

Atualizado: 31 de dez. de 2023

Matéria


Porque o Alossauro é considerado o predador mais feroz de sua época? - História em Destaque

Alossauro. Imagem do Jurassic World Evolution, publicado originalmente por Steamblust. (CC BY-SA)


O alossauro (Allosaurus) é um dinossauro do período jurássico, há cerca de 145 milhões de anos. Ele pertence a um grupo de dinossauros chamado, terópodes que andavam sobre dois pés e podia alcançar cerca de 12 metros de comprimento, aproximadamente o tamanho de um tiranossauro Rex (T-Rex) (embora a maioria dos fósseis de alossauros encontrados tenha cerca de 8 metros de comprimento). Diferentemente do T. Rex, que habitou a terra cerca de 76 milhões de anos depois, o Alossauro tinha braços fortes e mãos com garras que poderiam segurar presas muito fortes que tentassem se soltar.



Esse dinossauro se movia rapidamente pela floresta a procura de um estegossauro, sua refeição favorita. O Alossauro era uma espécie carnívora, com garras de 20 centímetros de comprimento e podendo atingir uma velocidade de 34 quilômetros por hora. Após capturar sua presa ele a mastigava usando os 70 dentes afiados e grossos. Isso o tornou o predador mais fez da sua época.


Estegosaurus - História em Destaque

Estegosaurus. Imagem do Jurassic World Evolution, publicado originalmente por Steamblust. (CC BY-SA)


Não se sabe ao certo se o Alossauro sempre se alimentou de presas vivas – incluindo os estegossauros e herbívoros gigantes como o Apatossauro – ou se às vezes procurava animais mortos ou doentes. Uma coisa é certa, o Alossauro foi feito para comer carne. Estudos recentes sobre crânios de dinossauros revelaram que o Alossauro podia abrir tanto a mandíbula que às vezes cortava sua presa com a mandíbula superior como uma faca afiada. Especialistas acreditam que no momento de se alimentar, ele arrancou pedaços de carne puxando a cabeça para trás, da mesma forma que os falcões e outras aves de rapina se alimentam. Ao analisar um fóssil, paleontólogos encontraram uma marca de mordida de alossauro na região do pescoço de um estegossauro.



O nome Alossauro vem do latim científico Allosaurus, que surgiu a partir do grego άλλα σαῦρος (“outros lagartos ou lagartos diferentes”). Quando os primeiros fósseis de alossauro foram descobertos na década de 1870, os pesquisadores observaram que os ossos que formavam a espinha dorsal tinham a forma de ampulhetas, diferentemente de outros dinossauros que os especialistas haviam analisado na época.


Os fósseis de Alossauro foram descobertos em diversos lugares como, Utah, Montana e Colorado, assim como nos países da Alemanha e Tanzânia.



Fonte: National Geographic

bottom of page