top of page

Parque Nacional Crater Lake tem lago mais profundo da América

Atualizado: 7 de dez. de 2022

Matéria


Vista do Crater Lake do Watchman Lookout (Foto: Emily Pennington)


O Parque Nacional Crater Lake do Oregon tem o lago mais profundo da América e quilômetros de trilhas, uma maravilha natural.


Localização: Oregon

Fundado em: 22 de maio de 1902

Tamanho: 183.224 acres

Visitantes anuais: 704.512

Centros de visitantes: Steel, Rim Village


Segundo a lenda dos nativos americanos, o pássaro azul da montanha, era cinza antes de mergulhar nas águas do Lago Crater com cerca de 54 quilômetros quadrado de água intensamente azul. O lago é cercado por penhascos que se elevam a 600 metros de acima.



O parque fica em um vulcão adormecido chamado Monte Mazama, que faz parte do segmento de montanha Cascade Range. A cratera do Mazama se formou após o desmoronamento do cume causado pela erupção por volta de 5700 a.C., que lançou cinzas vulcânicas a quilômetros de altura e expeliu pedra-pomes.


Graças ao derretimento da neve e as chuvas, um lago de 580 metros de profundidade se formou, tornando-se o lago mais profundo dos Estados Unidos. Sua fauna e flora são exuberantes, com flores silvestres, abeto e pinheiro, linces, veados, águias e falcões.



Pesquisadores tentam entender a ecologia do Crater Lake. Eles descobriram evidências da existência de ventilação hidrotermais no fundo do lago, usando um submarino tripulado em 1988 e 1989. Os cientistas acreditam que essa ventilação desempenha um papel importante em sua característica.



Os visitantes têm um cenário excelente para caminhadas ao longo dos 90 quilômetros de trilhas do parque. Próximo à borda do vulcão eles verão florestas de cicuta da montanha, abeto vermelho de Shasta e pinheiros de casca branca retorcidos devido ao rigoroso inverno.


Experiências imperdíveis

Longe do Crater Lake, a estrada que ligar as duas aldeias – Mazama e Rim – no lado sul do parque, oferece as melhores paisagens. Enquanto se desloca pelos 11 km de Mazama a Rim, os visitantes podem contemplar à ecologia da floresta seca de pinheiros da região, com magníficos prados de flores silvestres. Na vila de Rim, o visitante pode admirar as águas azul-turqueza do lago no Sinnott Memorial Overlook.


Na parte sudeste da rodovia Rim Drive, os visitantes podem pegar a Pinnacles Road e percorrer 9,5 km para ver os Pinnacles, um agrupamento incomum de pináculos de pedra-pomes vulcânica. A melhor caminhada do parque talvez seja a Trilha Watchman, subindo apenas 128 metros.



Uma boa forma de conhecer o lago em si, é caminhar pela Cleetwood Trail com 1,6 km de extensão. Companhias de barcos oferecem passeios circunavegando o lago em duas horas, enquanto os visitantes recebem aulas sobre a geologia e a história do Lago Crater. O passeio também oferece vistas magníficas das únicas ilhas do lago, a Wizard Island e Phantom Ship. Esses passeios ocorrem geralmente e com frequência durante a alta temporada de julho a setembro.


Em Wizard Island, você pode explorar uma trilha de 1,5 km em ziguezagues até o cume a 2115 metros. A borda dessa cratera oferece vistas do lago que poucos visitantes conseguem ver.


Atividades fora de temporada

Com uma média anual de queda de neve de 13 metros, atrai esquiadores durante os longos invernos do Crater Lake. A região da Vila de Rim é uma excelente base, com passeios com raquetes de neve guiadas por guardas florestais.


Inverno no Parque Nacional Crater Lake - História em Destaque

Inverno no Parque Nacional Crater Lake. Foto: Damian Fagan/ Divulgação.


Quando ir

Devido a sua localização no alto das Montanhas Cascade, o inverno no parque chega cedo e demora para terminar. Geralmente em outubro a viagem ao redor do lago fecha devido à neve; dependendo da intensidade do inverno, a unidade não reabre até meados de julho.



Como chegar

Os visitantes podem chegar ao parque pelo oeste (Medford) ou pelo sul (Klamath Falls) em Oreg. 62, ou do norte em Oreg. 138. Os aeroportos mais próximos são o de Medford e Klamath Falls.


Onde ficar

A hospedagem fica por conta hotéis, ou se preferir, o parque oferece dois acampamentos sazonais. O Lost Creek Campground (fechado em 2022) com 16 locais para barracas, e atendimento por ordem de chegada. O Mazama Campground tem 214 locais, três quartos dos quais podem ser reservados.


Fonte: National Geographic

bottom of page