Casa da fazenda no Will Rogers State Historic Park. Imagem de California State Parks.
Os incêndios violentos na Califórnia já mataram dez pessoas até o momento, se espalhando por cerca de 14.500 hectares. O fogo já destruiu mais de 2.000 estruturas, incluindo casas, empresas e construções históricas.
Will Rogers State Historic Park
Segundo o California State Parks (o Departamento de parques da Califórnia), os incêndios se espalharam pelo Will Rogers State Historic Park – nas montanhas de Santa Mônica – e engoliram a casa da fazenda da década de 1930.
“O California State Parks lamenta a perda desses preciosos recursos naturais e culturais, e nossos corações estão com todos os afetados pelos incêndios devastadores na área de Los Angeles”, diz Armando Quintero, diretor do California States Parks. “Estamos direcionando todos os recursos disponíveis para o esforço de resposta à emergência e trabalhando para proteger o máximo que pudermos nos parques estaduais próximos afetados”.
O ex-dono da propriedade, Will Rogers, era uma estrela de cinema americano, personalidade do rádio, filantropo, escritor e “cowboy filósofo”. Rogers nasceu em 1879, no território da Nação Cherokee que mais tarde se tornaria Oklahoma. Ele viajou por vários países antes de comprar suas terras (145 hectares) na década de 1920. Rogers faleceu em 1935, e havia construído um grande rancho em sua propriedade, incluindo uma mansão de 31 cômodos, casas para hóspedes, estábulos e currais, um campo de golfe e trilhas de passeios a cavalo. Em 1944, Betty Blake Rogers, esposa de Will Rogers, doou a propriedade para o estado da Califórnia, tornando-se um parque histórico estadual.
Imagens da propriedade, antes e depois dos incêndios. Imagem California State Parks.
De acordo com a Smithsoniann Magazine, “Os funcionários do parque conseguiram evacuar os cavalos do rancho e alguns artefatos, incluindo peças de arte”. Os incêndios destruíram a mansão inteira, exceto algumas paredes e chaminés de pedra.
Topanga Ranch Motel
Outra construção com uma longa história marcada por uma figura americana importante é o Topanga Ranch Motel. O edifício foi construído pelo William Randolph Hearst em estilo bangalô em 1929, do outro lado da rua de Topanga Beach. Na época, Hearst era dono de jornais e revistas em todo o país, e um grande influenciador político e pioneiro do jornalismo amarelo – reportagens sensacionalistas. Alguns historiadores acreditam que suas publicações contribuíram para a Guerra Hispano-Americana de 1898. Hearst nasceu em 29 de abril de 1863, em São Francisco, Califórnia, e durante a sua vida desenvolveu várias propriedades no estado, incluindo o Hearst Castle em San Simeon.
O Topanga Ranch Motel foi construído em 1929 por William Randolph Hearst. Imagem de California State Parks.
Antigamente, o Topanga Ranch Motel hospedava trabalhadores da construção civil que construíram a Pacific Coast Highway. Com 30 quartos, o lugar fornecia um “retiro barato de férias à beira-mar para famílias e escritores e era um local popular para filmes e séries”, segundo o California State Parks, que adquiriu a propriedade em 2001. O departamento tinha planos de restaurar 20 dos quartos do antigo motel para uso público.
Getty Villa
O incêndio também atingiu a área do museu de arte, Getty Villa. O museu foi fundado em 1974, pelo magnata do petróleo J. Paul Getty, para abrigar sua enorme coleção de obras clássicas e renascentistas. Até o momento, o edifício escapou sem danos.
Chamas no terreno do Getty Villa no dia 9. Imagem de Getty.
Como parte dos esforços para mitigar os incêndios ao longo do ano, os funcionários do Getty limparam arbustos da área ao redor, irrigaram o terreno e vedaram o prédio para impedir a entrada de fumaça. “Algumas árvores e vegetação no local queimaram, mas a equipe e a coleção permanecem seguras”, diz Katherine E. Fleming, presidente e CEO do J. Paul Getty Trust.
Nas montanhas de Verdugo, o fogo consumiu a cidade de Altadena, próximo da reserva natural Eaton Canyon Falls. Entre as construções históricas destruídas pelo fogo está o Museu Bunny – o único no mundo relacionado a coelhos. O museu possuía cerca de 50.000 itens relacionados a coelhos.
O coproprietário do museu, Steve Lubanski disse à CBS News que “Toda, a icônica Cidade Velha de Altadena se foi”. Lubanski conta que ele e sua esposa passaram quase 40 anos construindo sua coleção. “Nosso museu se foi. Isso vai me atingir em breve”. Eles conseguiram salvar apenas seus animais de estimação e alguns itens.
Igreja da Comunidade de Altadena
A Igreja da Comunidade de Altadena queima durante o Incêndio Eaton em 8 de janeiro. Kirby Lee/AP
A Igreja da Comunidade de Altadena serviu aos moradores locais por mais de 80 anos. “É com grande tristeza que anunciamos a perda do prédio da nossa igreja para os incêndios”, disse a Igreja da Comunidade de Altadena em sua página do Facebook. A igreja era também um local que atendia famílias com uma despensa de alimentos e uma pré-escola. Em outra publicação nas redes sociais, a Igreja escreveu: “Nós nos reagruparemos para encontrar nosso caminho a seguir. Até lá, podemos ficar em silêncio enquanto cada um de nós trabalha nessa tragédia individualmente e juntos em espírito”.
Fonte(s): Smithsonian Magazine e CNN