top of page

Origem do Dia Internacional da Mulher

Atualizado: 8 de mar. de 2023

Hoje na História


Imagem: State Museum of Political History of Russia.

Imagem: State Museum of Political History of Russia.

08 de março 1917


Em 8 de março de 1917, uma marcha de mulheres em São Petersburgo, deu início a Revolução Russa. Milhares de mulheres foram às ruas em protesto contra as condições de vida na Rússia. Em 1921, a data foi escolhida como o Dia Internacional da Mulher.


Faziam parte da manifestação, representantes da sociedade, estudantes, trabalhadoras e camponesas. Em seguida, operárias em greve se uniram à multidão. Houve diversos confrontos com a polícia enquanto gritavam “abaixo o czar!”, nas ruas de S. Petersburgo. Houve também casos de vandalismos e saques a lojas da cidade. No dia seguinte, a multidão nas ruas aumentou para cerca de 150 mil pessoas.


Devido à sua participação na Segunda Guerra Mundial, a Rússia da época se encontrava quase em colapso. Com a fome assolando a população, a revolta das mulheres ganhou força e se espalhou por toda a Rússia, com protestos ocorrendo em várias cidades do país. No dia 15 de março, o czar Nicolau II abdicou do trono. Até hoje historiadores discutem se a marcha foi espontânea ou organizada por revolucionários.

Vladimir Lenin, revolucionário comunista russo e chefe de governo da União Soviética, decidiram aceitar marcha, decretando o Dia da Mulher como feriado nacional. Logo depois, comunistas da Espanha e na China também passariam a comemorar a data. Até a metade da década de 1970, a data era comemorada principalmente nos países socialistas.



Houve várias controvérsias ao longo da história com relação às origens socialistas do Dia Internacional da Mulher, principalmente nos Estados Unidos. Durante a Guerra Fria, surgiu a história de uma nova versão para essa celebração, cuja data de criação teria sido em 1907, para lembrar os 50 anos de um protesto de trabalhadoras têxteis em Nova York.


Fonte: History


Comments


bottom of page