top of page

A misteriosa escada da Capela Loretto em Santa Fé

Atualizado: 21 de mar.

Matéria


A misteriosa escada da Capela Loretto em Santa Fé - História em Destaque

A "escada milagrosa" dentro da Capela Loretto. Imagem Library of Congress. (Domínio Público).


A história da Capela

A história da capela começa em 1850, com o estabelecimento do Vicariato do Novo México sob o comando do primeiro Bispo do Estado, Dom Jean Baptiste Lamy. Ao perceber a necessidade de educar as meninas da região, o Bispo Lamy enviou um pedido às ordens de ensino católico para que fosse aberta uma escola para meninas. De imediato as Irmãs de Loretto enviaram seis freiras para instituir a Academia Loretto. O território do Novo México havia sido anexado pelos EUA há quase dois anos, então, estava lotado de cidadãos de língua espanhola, por isso elas tiveram que aprender o espanhol. No entanto, antes as Irmãs enfrentaram uma dura viagem a qual morreu a Madre Superior. Finalmente, em 1853, elas chegaram à Santa Fé e abriram sua escola.



A construção da capela foi iniciada pelas freiras em 1873, sob a responsabilidade do mesmo arquiteto e dos construtores franceses da Basílica da Catedral de São Francisco. A Capela de Nossa Senhora da Luz, como era conhecida, foi inspirada na Sainte Chapelle, em Paris – preferida do Arcebispo Lamy.


Capela Loretto, Santa Fé - História em Destaque

Capela Loretto. Imagem de Library of Congress. (Domínio Público).


A construção da escada

A misteriosa história que envolve a Escada da Capela Loretto, na cidade de Santa Fé, no Novo México, já dura quase um século e meio, e ainda intriga pesquisadores e pessoas comuns de todo o mundo. Essa história é cercada por vários mistérios, incluindo: a identidade do seu construtor, o tipo de madeira utilizado e a física da sua construção. A capela atrai cerca de 250 mil visitantes por ano. Mas, por que essa capela chama atenção de tanta gente? A resposta é que: uma misteriosa escada que supostamente foi resultado de uma obra milagrosa de São José (o pai de Jesus, e carpinteiro).



Em 1878, a Capela Loretto foi finalizada, mas, infelizmente, antes do seu término, o arquiteto responsável faleceu, deixando sem acesso o espaço do coral no sótão – sete metros acima.


Segundo a lenda, tentando encontrar uma solução para o problema, as Irmãs da Capela Loretto saíram à procura de um carpinteiro que realizasse a obra. Vários carpinteiros da região e de cidades vizinhas foram consultados, mas todos acharam muito difícil construir uma escada em um espaço tão pequeno. Devido à altura do sótão e o tamanho interno da capela, uma escada ocuparia muito espaço, reduzindo a capacidade dos acentos.


Vários elementos reforçam o mistério que envolve a construção da escada


O construtor

Após procurar por várias semanas sem sucesso, as freiras resolveram realizar uma novena a São José, padroeiro dos carpinteiros, pedindo uma solução. No nono e último dia da novena, um desconhecido apareceu na capela se apresentando como carpinteiro à procura de trabalho. O homem misterioso aceitou o trabalho, mas exigiu que fosse realizado de portas fechadas.



Alguns meses depois a escada estava pronta, mas quando as freiras foram pagar pelo serviço o homem havia desaparecido sem deixar vestígios. Intrigadas com o misterioso desaparecimento do carpinteiro, elas decidiram anunciar no jornal local e procurar por toda a região. Depois procurar sem sucesso, as freiras passaram a acreditar que a construção da escada poderia ser obra de São José, enviado por Jesus.


Seja quem for o carpinteiro, construiu uma estrutura magnífica, com um design inovador para a época, e ainda hoje deixam especialistas perplexos.


A madeira usada

Um dos grandes mistérios da construção desta escada é o tipo de madeira usada na construção. Segundo especialistas, a madeira usada pelo carpinteiro misterioso não é encontrada em nenhum lugar da região e não há nenhum relato de como ela foi para na capela.



Pinos de madeira e falta de apoio central

Outro fato que chama a atenção de pesquisadores, estudiosos e da população em geral é a utilização de pinos de madeira ao invés de pregos. Mas, o mais curioso é como essa estrutura se matem de pé, sendo do tipo caracol e não tem apoio central. Posteriormente foi acrescentado um apoio lateral de metal.


O número de degraus

A construção da escada da Capela Loretto intriga religiosos, engenheiros e pesquisadores. Vários engenheiros tentaram sem sucesso desvendar a física por trás da obra. E reforçando a suposta origem sobrenatural está a quantidade de degraus. A escada possuiu 33 degraus – a idade que Jesus Cristo tinha quando morreu.



Bibliografia

THE LORETTO CHAPEL. Three mysteries surround the spiral staircase in the Loretto Chapel: the identity of its builder, the type of wood used, and the physics of its construction. [s.d.]. Disponível em: https://www.lorettochapel.com/staircase. Acesso em: 27 dez. 2023.


NATIONAL PARK SERVICE. Loretto Chapel: (Chapel of Our Lady of Light).15 jan. 2023. Disponível em: https://www.nps.gov/places/loretto-chapel-chapel-of-our-lady-of-light.htm. Acesso em: 28 dez. 2023.




bottom of page