top of page

Nova descoberta arqueológica em Al-Bahnasa revela tumbas dos períodos ptolomaico e romano

Atualizado: 23 de mar.

Notícia


Descoberta arqueológica em Al-Bahnasa revela tumbas dos períodos ptolomaico e romano - História em Destaque

Sarcófagos de pedra em Al-Bahnasa, Egito. Imagem: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.


Uma nova exploração arqueológica em tumbas escavadas na rocha, dos períodos ptolomaico e romano, revelou incríveis sarcófagos, múmias, máscaras douradas e estátuas de terracota. É a primeira vez que esse tipo de descoberta ocorre em Al-Bahnasa, no Egito.



A missão arqueológica foi chefiada pelos doutores Maitah Maskort e Esther Ponce Mellado, em uma iniciativa conjunta entre a Universidade de Barcelona e o Instituto do Antigo Oriente Próximo. Escavações no sítio arqueológico de Al-Bahnasa, na província de Minya, revelaram vários túmulosO que datam das eras ptolomaica e romana, e uma série de múmias da era romana.


Inscreva-se em nossos Cursos Online




O Dr. Mustafa Waziri, Secretário Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, explicou que os túmulos do período romano foram encontrados na parte superior do cemitério de Bahnasa, e “são sepulturas com um novo tipo de enterro, pois consistem em um buraco escavado diretamente na rocha”. Estas foram as primeiras descobertas desse tipo na região de Bahnasa. Também foram encontradas estátuas de terracota que retratam a deusa Ísis-Afrodite usando uma coroa de flores encimada por uma coroa, sugerindo que a região ainda revelará muitos segredos e métodos de sepultamento de diferentes épocas.


Estátuas da deusa Ísis-Afrodite - História em Destaque

Estátuas da deusa Ísis-Afrodite. Imagem: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.


Os arqueólogos também encontraram partes de papiro em um selo de argila, além de várias múmias em invólucros coloridos, usando máscaras funerárias douradas e coloridas. Em duas delas havia uma língua de ouro. Este ritual de preservação dos falecidos é conhecido em Bahnasa desde a época romana.



O local das tumbas é um poço de pedra com uma porta fechada com tijolos de argila no final. Essa porta leva a um grande buraco escavado na rocha, onde caixões vazios foram encontrados. Uma segunda porta, também fechada, leva a um local onde foram descobertas 23 múmias cobertas com papiro colorido. Fora das tumbas há quatro caixões de pedra em forma humana, e dentro de dois deles há uma múmia e pequenos frascos de perfumes votivos.


Novos artefatos encontrados em Al-Bahnasa. Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.


De acordo com Hassan Amer, diretor de escavações da missão, a equipe também conseguiu descobrir vários blocos de pedra pertencentes a uma construção demolida, muitos deles decorados com desenhos de plantas, cachos de uvas, e animais, como pássaros e cobras. Ele ressalta que a missão não está concluída, e que trabalhará no local nas próximas temporadas de escavações, na tentativa de descobrir inda mais detalhas sobre esse tipo de enterro.



Fonte: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

bottom of page