top of page

Nevasca mortal deixa mais de 60 mortos nos EUA

Atualizado: 24 de jan. de 2023

Notícia


As equipes médicas do condado de Wyoming durante a tempestade de neve - História em destaque

Equipes médicas do condado de Wyoming durante a tempestade de neve. Imagem BBC. Divulgação.


Uma monstruosa tempestade de neve que atingiu a América do Norte é considerada a “Nevasca do século”, com mais de 62 pessoas mortas em incidentes relacionando ao clima.


Na cidade de Buffalo, em Nova York, o número de mortos subiu para 28, com milhares de pessoas em meio a nevasca. A polícia militar está tendo dificuldades para controlar o tráfego, onde dirigir ainda continua sendo proibido.



Há relatos de saques em diversas partes da cidade durante a emergência. Milhares de voos foram cancelados, incluindo cerca de 5.000 somente na manhã desta terça-feira (27). Há informação de que milhares de passageiros ficaram retidos em aeroportos de todo o país.


As autoridades do condado e Erie, em Nova York, concederam uma entrevista coletiva nesta terça-feira (27). Eles acreditam que o número de mortos deve aumentar à medida que as operações de busca e resgate seguem. Todos as 28 mortes confirmadas ocorreram em Buffalo.


O prefeito de Buffalo, Byron Brown, declarou: “Todos os números não foram alcançados neste momento”. No auge da nevasca, cerca de 20.000 pessoas ficaram sem energia. “Sabemos que o número do condado [Erie] é maior”.



Segundo as autoridades do condado de Erie, as condições do tráfego permanecem “feias” em várias estradas locais, mesmo com a ajuda de 100 policiais militares e policiais estaduais adicionais.


“Os saques ainda estão acontecendo”, disse o comissário de polícia de Buffalo, Joseph Gragmalia. “Não são pessoas roubando comida, remédios e fraldas”, disse ele. “Eles estão destruindo lojas, roubando televisões e sofás, são os chamados oportunistas”. Até o momento, apenas quatro pessoas foram detidas.


A governadora do estado, Kathy Hochul, natural de Buffalo, descreveu a tempestade como "a nevasca do século".


"É [como] ir para uma zona de guerra, e os veículos ao longo das estradas são chocantes."



As equipes de emergência tiveram de ir de carro em carro a procura de sobreviventes da tempestade. Algumas das vítimas morreram de parada cardíaca durante a remoção da neve, mesmo com o alerta (“Pá inteligente”) emitido pelo estado de Buffalo, alertando as pessoas para o esforço excessivo de remover a neve, causando ataques cardíacos ou lesões sérias nas costas.



Nevasca mortal na América do Norte. Vídeo BBC.


Uma família com crianças pequenas passou por momentos angustiantes ao ter que esperar por 11 horas pelo resgate, que ocorreu na manhã de Natal (domingo).


Em entrevista à CBS News, o pai, Zila Santiago, disse que conseguiu manter todos aquecidos, mantendo o motor funcionando e brincando com as crianças. “Eu estava basicamente sem esperança”, completou Santiago.


Embora Nova York tinha sido lugar com o maior número de mortes relatadas, outros locais também relataram mortes devido à tempestade de neve nos EUA, incluindo Ohio, Vermont, Wisconsin, Missouri, Colorado e Kansas.



Cerca de 250.000 residências e empresas sofreram apagões no fim de semana, e dezenas de milhares de pessoas ficaram sem energia na terça-feira, incluindo cerca de 22.000 em Ohio, mesmo com a constante restauração da energia.


Outros locais como Ontário e Quebec, no nordeste do Canadá, sofreram com a nevasca. O mais atingido foi o condado de Prince Edward, em Ontário, onde foi declarado estado de emergência.


Fonte: BBC




bottom of page