top of page

Michael Faraday



Em 22 de setembro de 1791, na cidade de Londres, Inglaterra, nascia Michael Faraday. Terceiro filho de James Faraday e Margareth Hastwell.


Desde cedo Faraday precisou trabalhar para ajudar a família. Não cursou faculdade, mas tinha grande fascínio pela leitura de livros científicos. Foi contratado aos 14 anos como aprendiz de entregador em uma oficina de encadernação. Nessa oficina ele esteve envolvido com materiais que despertaram sua curiosidade para as ciências. Nessa mesma época participou de um grupo de discussões, o City Philosophical Society (Sociedade Filosófica da Cidade).


Com 22 anos, Faraday fez um grande manuscrito sobre tudo o que tinha sido falado nas conferências realizadas por Humphry Davy (1778-1829), na Royal Society (Sociedade Real), sobre fenômenos elétricos. Em seguida, enviou-o para Humphry Davy juntamente com um pedido de emprego em qualquer função ligada à ciência. Humphry o convidou para ser seu assistente de laboratório.


Faraday e Humphry viajaram pela Europa, visitando laboratórios e universidades renomadas na França, Suíça e Itália, onde Faraday desenvolveu seus conhecimentos sobre as técnicas experimentais. Faraday se tornou membro da Royal Society e, no ano de 1825, chegou ao cargo de diretor do laboratório dessa mesma sociedade.


Entre muitas de suas contribuições para a ciência e para a vida moderna, listamos algumas delas abaixo:


· Descobriu vários compostos orgânicos, incluindo o benzeno;

· Produziu os primeiros cloretos de carbono conhecidos (C2Cl6 e C2Cl4);

· Descobriu que a matéria tem propriedades magnéticas;

· Descoberta de indução eletromagnética;

· Contribuiu para os métodos de refrigeração;

· Foi o próprio que adotou os termos eletrolítico, ânion, cátion e eletrodo.


Michael Faraday passou por muitos problemas de saúde, como amnésia, vertigens e reumatismo. Aposentou-se da carreira científica em 1858. No dia 25 de agosto de 1867, aos 75 anos, Michael Faraday morre sem deixar filhos, mas deixou seu legado para a posteridade.



bottom of page