Notícias
Militante do Estado Islâmico (ISIS). Imagem do YouTube. Divulgação.
Importante líder do Estado Islâmico na Síria (Isis) foi morto pelo Exército dos Estado Unidos na segunda-feira (03), declarou o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) em um comunicado nesta terça-feira.
O CENTCOM revelou o nome do terrorista, nomeado de Khalid ‘Aydd Ahmad al-Jabouri, responsável pelo plano de ataques do Isis na Europa e na Turquia, e desenvolver a estrutura de liderança do grupo terrorista na Turquia.
Segundo a Reuters: “Fontes na Síria disseram que ele foi morto em um ataque de drone no noroeste controlado pelos rebeldes”. Essa região é conhecida como um refúgio para os líderes do Estado Islâmico, incluindo Abu Bakr al-Baghdadi, morto durante um ataque dos EUA em 2019.
O Comando Central dos Estados Unidos afirmou que não houve civis mortos ou feridos durante o ataque. “O Estado Islâmico continua a representar uma ameaça para a região e além”, acrescenta o CENTCOM.
"Embora degradado, o grupo continua capaz de conduzir operações na região com o desejo de atacar além do Oriente Médio", declarou o Comando Central dos Estados Unidos. O ataque que matou al-Jabouri interrompeu temporariamente a capacidade do grupo terrorista de planejar ataques externos.
Em seu auge em 2014, o ISIS controlava um terço da Síria e do Iraque. Mesmo com derrotas significativas em ambos os países, os militantes do Estado Islâmico continuam com ataques insurgentes.
Al-jabouri foi monitorado nos últimos meses, enquanto se movia entre as cidades de Raqqa, Hasaka, Jarablus e al-Bab, e foi morto na província de Idlib. Essas informações vieram de uma fonte de inteligência regional, segundo a Reuters.
"Eles receberam uma dica de um informante de que al-Jabouri estava em Idlib, então o colocaram sob vigilância por um tempo e depois executaram o ataque", disse a fonte. Ele foi morto enquanto fazia uma ligação, acrescentou a fonte.
Fontes locais disseram a Reuters que al-Jabouri foi atacado nos arredores da vila de Kaftin, quando se aproximava de sua casa, onde vivia com sua esposa e um filho de 12 anos. O local fica a poucos quilômetros de onde Baghdadi foi morto em 2019.
A ONU publicou um relatório em fevereiro retando “A ameaça representada pelo Estado Islâmico e seus afiliados à paz e segurança internacional aumentou consideravelmente no segundo semestre de 2022”. Esse aumento ocorreu principalmente ao redor das zonas de conflito onde o grupo está presente. A ONU estima que o ISIS tenha de 5.000 a 7.000 membros e apoiadores espalhados entre o Iraque e a Síria.
Um grupo jihadista que lutou contra o ISIS no início da guerra de 12 anos na Síria controla o noroeste do país. No final de 2022, o ISIS anunciou a nomeação de uma figura até então desconhecida – Abu al-Hussein al-Husseini al-Quraishi – como novo líder após a morte do seu chefe anterior.
Fonte: Reuters