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Justiça na Casa de Yhw(h): Antiga Maldição Yahwista contra ladrões

Atualizado: 28 de nov de 2023

Artigo


Justiça na Casa de Yhw(h): Antiga Maldição Yahwista contra ladrões - História em Destaque

Óstraco da Maldição de Elefantina. Imagem de MDPI (CC - BY).


Abstract

Qual era a natureza do antigo ritual Yahwismo? Embora as fontes bíblicas forneçam algumas informações sobre vários tipos de atividade cultual, até agora não temos quaisquer textos rituais extrabíblicos dos círculos Yahwistas (javistas) anteriores à época greco-romana. Este artigo apresenta tal texto – um texto que esteve escondido à vista de todos durante quase um século num pequeno óstraco encontrado na ilha de Elefantina. Tem sido interpretado de várias maneiras como se tratando de instruções relativas a uma túnica deixada na "casa de Yhw" – o templo de Yhw(h) que floresceu na ilha em meados do século VI ao final do século IV a.C. Embora haja pouco debate sobre a leitura epigráfica deste texto, até agora ele não foi interpretado corretamente. Apresento uma leitura inteiramente nova deste importante documento, revelando que foi escrito em forma poética e que corresponde às características de um ritual de maldição de "oração por justiça". É, na verdade, o exemplo mais antigo conhecido deste gênero; único modelo conhecido em aramaico, testemunho único em um contexto Yahwista e o único registro de qualquer realização ritualística em um templo de Yhw(h). Significativamente, é administrado por uma sacerdotisa.


Introdução: A comunidade Yahwista de Elefantina

Uma notável comunidade Yahwista habitou a ilha de Elefantina, na atual Assuã, durante o período Aquemênida. Inicialmente, eles chegaram à ilha vindos da Palestina, provavelmente em meados do século VI a.C. (Barnea 2023a), e construíram um templo – com sacerdotes, sacrifícios e altar – neste importante e milenar antigo centro de culto na primeira catarata do Nilo. Este templo foi dedicado à sua principal divindade étnica, Yhw(h), também conhecida pela tradição bíblica e por alguns documentos extrabíblicos da época. Alguns dos líderes desta comunidade baseada no templo eram referidos como "sacerdotes de Yhw"; eles gastaram recursos significativos e muito esforço construindo um templo para sua divindade (Porten e Yardeni 1986, A4.7: 9 – 11). Eles eram membros líderes da comunidade – tanto homens quanto mulheres – "servos de Yhw" (לחן/ה זי יהו), tinham nomes teofóricos baseados nos seus, e arrecadavam fundos para o serviço.

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