Notícia
Um novo míssil balístico hipersônico chamado "Fattah" é visto em Teerã, no Irã, na terça-feira, 6 de junho. (IRGC/WANA/Reuters). Divulgação.
Autoridades iranianas revelaram na última terça-feira (06) a fabricação do primeiro míssil balístico hipersônico produzido no país. O Irã afirma que esse míssil pode “contornar os sistemas de mísseis antibalísticos mais avançados dos EUA” e o “Domo de Ferro de Israel”. Em cerimônia que contou com a presença do presidente Ebrahim Raisi e comandantes do Corpo de Guardas Revolucionários do país, o míssil guiado Fattah foi apresentado. Ele atinge uma velocidade máxima de cerca de Mach 14 – mais de 16.000 km/h – segundo a Reuters.
“O míssil hipersônico Fattah guiado tem um alcance de 1.400 km, com a capacidade de penetrar todos os escudos de defesa”, disse Amirali Hajizadeh, chefe da força aeroespacial.
“Ele pode contornar os sistemas de mísseis antibalísticos mais avançados dos Estados Unidos e do regime sionista, incluindo o Domo de Ferro de Israel”, disse a TV estatal iraniana, acrescentando que o Fattah “é um grande salto geracional no campo de mísseis”, de acordo com a Fox News.
Leia também:
A inauguração do míssil Fattah acontece cerca de duas semanas depois que o governo iraniano lançou o modelo de míssil balístico Khorramshahr movido a combustível líquido.
O Ministro da Defesa, general Mohammad Reza Ashtiani, declarou na época que “uma das características proeminentes deste míssil é sua capacidade de escapar da detecção do radar e penetrar nos sistemas de defesa aéreo do inimigo, graças à sua baixa assinatura de radar”.
Oficiais iranianos afirmam que o Khorramshahr-4, tem um alcance de cerca de 2.000km com uma ogiva de 3.300 libras (cerca de 1.500kg).
O pesquisador e especialista da Fundação para a Defesa das Democracias, disse à Fox News que “eles [Irã] podem refinar sistemas de ataque de precisão de curto alcance, bem como sistemas com capacidade nuclear de longo alcance.”
“O Khorramshahr não é apenas outra plataforma com capacidade nuclear no crescente arsenal de mísseis balísticos do Irã, é uma arma de limiar que pode tirar o Irã do limite de alcance de 2.000 km”, disse Taleblu à Fox News Digital.
Fonte: Fox News