top of page

Madame de Wailly, nascida Adélaïde-Flore Belleville (1765-1838)

Atualizado: 23 de nov. de 2022

Ilustração


Escultura: Madame de Wailly. (Domínio Público).


Descrição

Adélaïde-Flore Belleville era babá na casa de Pajou, um escultor e decorador francês conhecido principalmente por seus bustos de retratos contemporâneos famosos. O marido de Belleville, Charles de Wailly era arquiteto na corte de Luís XVI, ele e Pajou eram amigos de longa data, e companheiros nos tempos de estudantes em Roma. De Wailly construiu casas para Pajou.



Pajou esculpiu bustos de seu amigo Wailly e sua esposa Belleville. A imagem de Madame de Wailly mostra os dons do escultor da melhor forma. O semblante maduro de Madame de Wailly é refletido no manuseio de seu torso por Pajou, destacado pelo tecido colante que expõe parcialmente seu peito e ombros largos. Os cachos que emolduram seu rosto e caem sobre os ombros são esculturais, atribuindo harmonia e equilíbrio ao trabalho.


Detalhes do Objeto


Título original: Madame de Wailly, née Adélaïde-Flore Belleville (1765–1838)

Artista: Augustin Pajou (francês, Paris 1730–1809 Paris)

Data: 1789

Cultura: Francesa, Paris

Médio: Busto: mármore; base: mármore cinza

Dimensões: Total, sem base (confirmada): H. 24 5/8 x W. 19 7/8 x D. 10 3/4 pol. (62,5 x 50,5 x 27,3 cm); Altura com base: 30 1/8 pol. (76,5 cm)

Linha de crédito: Fletcher Fund, 1956

Instituição: The Metropolitan Musetum of Ar



Licença e direitos autorais

Enviado por Redação História em Destaque, publicado em 05 de agosto de 2021 sob a seguinte licença: Domínio Público. Este item é de domínio público e pode ser usado, copiado e modificado sem quaisquer restrições. Observe que o conteúdo vinculado a esta página pode ter diferentes termos de licenciamento.

bottom of page