top of page

A Virgem dos Rochedos

Atualizado: 10 de jan.

Ilustração


A Virgem dos Rochedos ou rochas - História em Destaque

Painel do Retábulo de S. Francisco, Milão. (CC BY-NC-ND).


Descrição

Esta pintura é uma das três imagens que fazem parte de um retábulo esculpido em madeira pelo escultor milanês Giacomo del Maiano. Em abril de 1483, Leonardo da Vinci, Ambrogio de Predis e Evangelista de Predis, iniciaram um trabalho de dourar e pintar um grande retábulo de madeira. O trabalho foi encomendado por um novo grupo religioso, uma confraria fundada para a devoção da Imaculada Conceição, e o retábulo seria o foco principal de adoração na capela recém-construída na Igreja de São Francisco, em Milão.



As pinturas contratadas eram: a imagem da Virgem e do Menino Jesus com anjos, e duas imagens de anjos tocando instrumentos musicais. A imagem central foi a Virgem e o Menino Jesus, abordada por Leonardo, e hoje conhecida como ‘A Virgem dos Rochedos’ (ou A Virgem das Rochas).


Este quadro de Leonardo da Vinci está no The National Gallery, e pintado para substituir uma versão anterior que ele havia feito para o retábulo (o primeiro está atualmente no Louvre, Paris).



Não se sabe ao certo por que as duas versões foram produzidas. Documentos que datam do início da década de 1490 mostra que Leonardo e Ambrogio de Predis estavam em um impasse com a confraria sobre o pagamento de suas imagens; eles queriam mais dinheiro do que o acordado inicialmente.


Detalhes do objeto

Título: A Virgem dos Rochedos

Artista: Leonardo da Vinci (1452 - 1519)

Data de criação: cerca de 1491/2-9 e 1506-8

Médio: Óleo sobre álamo (madeira)

Instituição: The National Gallery



Licença e direitos autorais

Baseado no conteúdo de The National Gallery. Enviado por Redação História em Destaque, publicado em 20 de janeiro de 2021, sob a seguinte licença: Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives (CC BY-NC-ND). Observe que o conteúdo vinculado a esta página pode ter diferentes termos de licenciamento.


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page