top of page

Ilhas Canárias: conheça o arquipélago que nasceu de erupções vulcânicas

Atualizado: 23 de nov. de 2023

Matéria


Ilhas Canárias: conheça o arquipélago que nasceu de erupções vulcânicas - História em Destaque

Playa de Las Teresitas, Ilha de Tenerife. Imagem pixaby.


Ilhas Canárias é um arquipélago formado por oito ilhas no Oceano Atlântico com uma natureza vulcânica de tirar o fôlego. Os visitantes podem desfrutar de praias paradisíacas, se embrenhar em florestas antigas e cheias de histórias, admirar as ravinas e penhascos vertiginosos, mergulhar em águas cristalinas, e se deliciar com a gastronomia tradicional; e não pode esquecer do valioso patrimônio histórico e cultural das ilhas, e dos antigos colonos.



Terra de vulcões e uma natureza ezuberante

Milhões de anos se passaram para que as oito ilhas emergissem do fundo do Atlântico. Esse arquipélago, de ilhas vulcânicas, é um dos locais com a maior biodiversidade do mundo. Um cenário com imponentes vulcões e campos de lava que coexistem com magníficas florestas; paisagens rígidas e onduladas que se alternam com ravinas profundas cobertas de vegetação; vales que levam a penhascos íngremes.


Nas Canárias os turistas podem praticar alguns dos esportes, como surf ou windsurf, mergulhar no Oceano Atlântico, observar as baleias e golfinhos nadarem em liberdade na natureza. Podem escolher também fazer passeios a pé ou nas costas de um camelo, visitar parques aquáticos ou o jardim zoológico, museus e sítios arqueológicos.



Conheça uma a uma

Ilha Tenerife

A Ilha Tenerife é um lugar de belas praias, trilhas, parques aquáticos; e um excelente local para observar os golfinhos e baleias ou passear por centros históricos. Tenerife oferece experiências incríveis em qualquer época do ano graças ao seu clima ameno e as inúmeras atividades oferecidas. Ela é também o maior território das Ilhas Canárias.



Ilha Gran Canaria

Em Gran Canaria, uma ilha de contrastes, o visitante pode desfrutar da praia e do incrível campo de dunas de Maspalomas no mesmo dia. Essa ilha conta também com florestas de pinheiros canários e crateras vulcânicas.




Ilha Lanzarote

As paisagens da Ilha Lanzarote parecem ser de outro planeta, como o Parque Nacional de Timanfaya. Aqui os visitantes podem ver vários vulcões e campos de lava, e uma variedade de cores da terra aparentemente árida. Esse é também um lugar de belas praias, vinhas e suas lindas casas brancas.



Ilha Fuerteventura

Fuerteventura tem, talvez, as melhores praias do arquipélago. São belíssimas praias de areia branca e águas turquesa, muitas delas desertas. Esse é um sonho que muitos procuram nestes espaços para descansar.



Ilha La Palma

a ilha de La Palma e conhecida também como a ilha verde, devido às suas florestas de pinheiros canários e uma formação vegetal da era terciária chamada de Laurissilva. A ilha impressiona por suas paisagens vulcânicas, como o Parque Nacional da Caldera de Taburiente, e os cumes, onde está um dos mais importantes observatórios astronómicos do mundo.



Ilha La Gomera

É uma ilha de lenda e magia, e de uma riqueza histórica e cultural ancestral, como por exemplo, o silbo gomero – linguagem assobiada criada por aborígenes. O Parque Nacional de Garajonay é o local de uma das maiores e mais bem preservadas florestas de laurissilva do mundo. A ilha também tem belíssimas praias de areia vulcânica e lindas palmeiras.



Ilha El Hierro

A Ilha El Hierro tem vistas panorâmicas de tirar o fôlego e paisagens vulcânicas impressionantes. A tranquilidade das vilas e seu ritmo de vida são uma ótima opção para o visitante da uma pausa e relaxar. É um excelente local para mergulhos – um mar transparente e cheio de vida, trilhas que atravessam florestas, locais com lava e areia.




Ilha La Graciosa

Ela é a menor entre as ilhas do arquipélago. Um lugar de praias desertas de areia branca e águas turquesa. Os visitantes podem se hospedar nas pequenas casas brancas à beira-mar e desfrutar da deliciosa gastronomia do lugar enquanto aprecia o lindo pôr-do-sol e a belíssima luz laranja projetada sobre as falésias do norte de Lanzarote.




Fonte: Canary Islands Tourism

bottom of page