top of page

Forças aéreas britânicas e alemãs interceptam aeronave russa de espionagem

Notícia


Forças aéreas britânicas e alemãs interceptam aeronave russa de espionagem - História em Destaque

Caça Typhoon da RAF decola de base na Escócia. Reuters. Divulgação.


Esta é a segunda vez que Reino Unido e Alemanha se unem para interceptar aeronaves russas.


As autoridades britânicas e alemãs disseram que a aeronave russa estava coletando informações próximo do espaço aéreo da OTAN.



“O que essa interceptação provou é que, junto com nossos aliados alemães, somos capazes de agir com velocidade e determinação para garantir efetivamente a segurança da Aliança”, disse um piloto da Royal Air Force (RAF) sobre a missão realizada na segunda-feira. Em um comunicado à imprensa a RAF relatou que as forças conjuntas entre Reino Unido e Alemanha interceptaram a aeronave russa quando sobrevoava o Mar Báltico.


O comunicado à imprensa veio após dois caças Eurofighter Typhoon da Força Aérea Real e da Força Aérea Alemã executarem uma missão para interceptar uma aeronave russa, que “sobrevoava o Golfo da Finlândia e o Mar Báltico em uma aparente missão de coleta de informações”, diz a Fox News.



Em outro comunicado, a OTAN diz que seus aviões foram capazes de identificar visualmente várias aeronaves russas, também identificadas no radar voando próximo do espaço aéreo da aliança. “Uma das aeronaves foi identificada como sendo um avião de inteligência russa IL-20 Coot-A”, diz um trecho do comunicado.


Leia também:


Um dos pilotos envolvido na missão revelou que aeronaves russas são avistadas com frequência “sobrevoando o Mar Báltico, então essa foi uma interceptação de rotina para nós”. "No entanto, a importância de interceptar essas aeronaves e nosso compromisso com a defesa coletiva do espaço aéreo da OTAN permanece firme e resoluto."



“Esta foi outra demonstração de nossa prontidão e compromisso de reagir rapidamente para realizar uma interceptação ao vivo”, disse o comandante de ala Scott MacColl, que comanda a ala aérea expedicionária 140.

No mês passado, outra aeronave russa semelhante foi interceptada próximo da Estônia, por caças da RAF e caças alemães. A patrulha aérea da região é realizada pelo Reino Unido e pela Alemanha visando reforçar a defesa da OTAN em meio à contínua invasão da Ucrânia pela Rússia.


"Nossos aliados e parceiros na região devem ter certeza de que a OTAN está aqui para ficar, e o Reino Unido continua seu compromisso com a defesa coletiva do espaço aéreo da OTAN", disse MacColl.


Fonte: Fox News

bottom of page