top of page

Conheça os 10 melhores livros sobre a Idade Média

Atualizado: 11 de mar.

Matéria

Idade Média, o período em História europeia desde o colapso da civilização romana no século V d.C., até o período da Renascença (interpretada de várias maneiras como começando nos séculos XIII, XIV ou XV, dependendo da região da Europa e de outros fatores).


1 - Homens e mulheres da Idade Média


Homens e mulheres da Idade Média - História em Destaque


Homens e mulheres da Idade Média, livro coletivo organizado por Jacques Le Goff, apresenta um panorama com 112 de seus personagens mais notórios, cujos perfis traçados não se limitam a resumir a vida e a exaltar os feitos dos retratados, mas mostrá-los como testemunhas da época em que viveram. Homens e mulheres da Idade Média está dividido em cinco partes. A primeira abarca o período entre a Antiguidade tardia e a alta Idade Média, cujo personagem central é Carlos Magno, sagrado imperador pelo papa e que assume a missão de submeter os bárbaros à civilização romana. A morte de Carlos Magno é o que principia a segunda parte, indo até ao ano 1000, momento em que se afirma a cristandade. A terceira enfoca a fase mais luminosa da Idade Média, não por acaso intitulada na obra como "o apogeu medieval", quando as cidades aceleraram o desenvolvimento urbano, e as universidades cresciam com a participação dos teólogos. A quarta parte é intitulada "Perturbações e mutações", ao enfocar o período de transição rumo ao Renascimento, quando pipocam as revoltas campesinas conhecidas por jacqueries, e também algumas movimentações que, de certa forma, anunciam a Reforma protestante vindoura. Para encerrar, há o capítulo sobre "Personagens imaginários", em que são evocadas figuras míticas como a da Virgem Maria, a do rei Arthur, a de Robin Hood e a de Satã.


Compre este livro aqui: https://amzn.to/47CvLGq


2 - O outono da Idade Média (Nova edição)


O outono da Idade Média (Nova edição) - História em Destaque


Um dos grandes clássicos da história cultural ganha nova edição revisada e com aparatos críticos escritos por especialistas. Um dos maiores livros já escritos sobre a Idade Média.


Publicado em 1919, O outono da Idade Média é um dos grandes clássicos da história cultural. Aqui, o medievo é visto na plenitude de seus contrastes, distante do lugar-comum segundo o qual não passaria de uma transição letárgica entre a Antiguidade e o Renascimento. Neste estudo, o historiador holandês Johan Huizinga utilizou métodos e fontes pouco usuais em sua época para mostrar a vida medieval em sua expressão cultural, artística e religiosa, assim como seus modos de sentir felicidade, sofrimento e afeto. Entre o passado e o futuro de uma ciência fundada sobre alicerces vacilantes, Huizinga trabalha com as tensões permanentes associadas ao desejo simultâneo de compreender e narrar um período tão rico de nossa história.


Compre este livro aqui: https://amzn.to/3LbyhtR


3 - Templários: Ascensão e queda dos guerreiros sagrados de Deus


Templários: Ascensão e queda dos guerreiros sagrados de Deus - História em Destaque


Os templários já foram personagens de inúmeras obras de ficção, filmes e programas de televisão, apresentados como heróis, mártires, assassinos, valentões, vítimas, criminosos, pervertidos, hereges, subversivos e depravados, guardiões do Santo Graal, protetores da linhagem sanguínea de Cristo e agentes viajantes no tempo de uma conspiração global. No campo da história “popular” existe um manancial de fantasias sobre “os mistérios dos templários” – sugerindo sua participação em algum plano atemporal para esconder os segredos sujos do cristianismo, insinuando que a ordem medieval ainda continua em ação, manipulando o mundo como vultos nas sombras. Às vezes isso é muito divertido. Mas não tem nada a ver com os templários reais. Este livro pretende contar a história de como eram os templários, não como as lendas os adornaram desde então.


Compre este livro aqui: https://amzn.to/3KNyjHP


4 - O fim do Mundo Antigo e o Princípio da Idade Média


O fim do Mundo Antigo e o Princípio da Idade Média - História em Destaque


A queda do Império Romano, as invasões bárbaras e a expansão do cristianismo originaram uma mentalidade nova, estabelecendo uma ruptura entre o homem da antiguidade e o homem dos novos tempos: o fim do mundo antigo. Contudo, estes períodos históricos não devem ser entendidos de forma autônoma, estanque, como durante muito tempo a historiografia tradicional fez, antes como um processo natural de continuidade histórica. Pioneiro do conceito de Antiguidade Tardia, Lot afirma: "Não se pode compreender a Idade Média se não remontarmos ao Baixo Império Romano". Pondo a tônica na análise econômica e social, também neste campo Ferdinand Lot foi um inovador.


Compre este livro aqui: https://amzn.to/3P31Cb1


5 - História medieval


História medieval - História em Destaque


A Idade Média abrange um período de cerca de dez séculos, compreendido entre o final da Antiguidade e o início da época moderna. Diferentes formas de expansão, de poder e de sociedade foram forjadas durante esses mil anos. Enquanto os chamados bárbaros conquistavam territórios, o poder da Igreja crescia e o cristianismo se tornava uma ferramenta eficaz de integração (muitas vezes forçada). Outra característica marcante do período é a dominação senhorial: controle econômico, jurídico, político e militar dos camponeses por parte da aristocracia. Nesta obra introdutória, o professor da Universidade de São Paulo Marcelo Cândido da Silva se dedica a apresentar e discutir as principais características desse período, dando ênfase a seus contrastes: a fome, a peste e as guerras se alternando com tempos de paz e prosperidade; o universalismo do papado convivendo com os particularismos senhoriais e com as monarquias em vias de centralização. Com este livro, o leitor tem em mãos uma obra atualizada e palpitante sobre a História Medieval.


Compre este livro aqui: https://amzn.to/3sle2TX


6 - O Deus da idade média


O Deus da idade média - História em Destaque


Como se constituiu o mundo divino dos cristãos da Europa ocidental na Idade Média? E como os homens e as mulheres dessa época imaginavam Deus? Que relacionamento mantinham com Ele?


Em O deus da idade média, Jacques Le Goff, a partir de uma entrevista desenvolvida com o historiador e jornalista Jean-Luc Pouthier, empreende uma verdadeira “história de Deus”, abordado aqui em suas representações divinas por meio da Igreja - principal poder dominante da sociedade feudal -, instituições políticas, arte, cultura, dogmas, crenças e práticas dos homens e das mulheres.


Compre este livro aqui: https://amzn.to/3E4q5Y8


7 - Os reis taumaturgos (2ª edição): O caráter sobrenatural do poder régio França e Inglaterra


Os reis taumaturgos (2ª edição): O caráter sobrenatural do poder régio França e Inglaterra - História em Destaque


Analisando a crença, bem difundida na Europa durante mais de meio milênio, de que os reis tinham o poder miraculoso de curar através do toque, esta obra clássica inaugurou uma nova maneira de pensar a história. Ao ser lançado, em 1924, Os reis taumaturgos abriu perspectivas novas para a história, sendo uma das primeiras obras do que hoje se conhece como a Escola dos Annales, o movimento historiográfico mais bem-sucedido de nosso século. O autor, Marc Bloch, um jovem professor em Estrasburgo - e que dali a vinte anos seria fuzilado pelos nazistas -, dispunha-se, em suas palavras, a fazer história com matéria até então tida por mera anedota. No caso, algo que se costumava relegar ao elenco das curiosidades ou superstições: a crença, bem difundida na Europa durante mais de meio milênio, de que os reis de França e Inglaterra tinham o poder miraculoso de curar, com seu toque, uma afecção da pele, as escrófulas. Do século XII até o XVIII, mas sobretudo no tempo de Luís XIV - isto é, em pleno século do racionalismo -, essa fé no "milagre do rei" tinha sido determinante na concepção da realeza. Assim, Bloch propõe que, para estudar as monarquias medievais e do Antigo Regime, não bastam os tratados sobre o bom governo, nem as teorias do direito divino e do absolutismo, mas se deve considerar também aquilo que a modernidade desprezou como mera crença ou fábula. O historiador deve valer-se de outras ciências humanas, como a psicologia, para sair do jogo entre os objetos tradicionalmente ditos sérios, as instituições e teorias, introduzindo como fator estratégico as crenças, que afinal de contas são o que responde pelo sucesso dos poderes e doutrinas no plano da recepção, isto é, em política, no plano da obediência. Com Os reis taumaturgos nasce, então, a história das mentalidades, mas também um novo modo de pensar a história política: se um poder não depende só das razões que dá para se justificar, mas igualmente das dimensões mais obscuras, quase míticas, em que adquire obediência e apoio, o exame das crenças passadas constitui uma via privilegiada para compreender a realeza, nos tempos em que ela frequentava o sagrado. Renato Janine Ribeiro


Compre este livro aqui: https://amzn.to/3KPNyA2


8 - A História do Mundo - A Idade Média: da Queda de Roma ao Início da Renascença (Volume 2)


A História do Mundo - A Idade Média: da Queda de Roma ao Início da Renascença (Volume 2) - História em Destaque


Este segundo livro de uma série narrativa em quatro volumes vai transformar a forma como você estuda história. Agora, mais do que nunca, outras culturas afetam as nossas vidas diárias ― e nossas crianças precisam aprender sobre os outros países do mundo. Susan Wise Bauer providenciou um guia cativante para conhecer a história de outras terras. Escrito de uma forma engajada e direta, esta edição revista do História do Mundo (volume 2) - A Idade Média tece a história do mundo de forma envolvente. Quem descobriu o chocolate? O que aconteceu com o Gigante Fovor dos Poderosos Golpes? Porque os turco-otomanos arrastaram os seus navios de guerra em terra? Concebida como um projeto de leitura em voz alta para pais e crianças compartilharem, A História do Mundo inclui cada continente e grupo majoritário de povos. Este volume engloba os maiores eventos históricos dos anos 400 a 1600 d.C., bem como mapas, ilustrações, e contos sobre cada cultura.


Compre este livro aqui: https://amzn.to/45hMP31


9 - Box As cruzadas: A história oficial da guerra pela Terra Santa


Box As cruzadas: A história oficial da guerra pela Terra Santa - História em Destaque


A HISTÓRIA DEFINITIVA DE UM EVENTO QUE MARCOU UMA ERA. No século XI, um vasto exército cristão, convocado para a guerra santa pelo papa, invadiu o mundo muçulmano do Mediterrâneo oriental, tomando posse de Jerusalém, uma cidade reverenciada por ambas as religiões. Ao longo dos duzentos anos que se seguiram a esta Primeira Cruzada, o Islã e o Ocidente lutaram pelo domínio da Terra Santa, travando uma sucessão de guerras assustadoramente brutais, ambos firmes na crença de que estavam fazendo a obra de Deus. Esta obra monumental, dividida em cinco volumes, conta a história dessa luta épica da perspectiva de cristãos e muçulmanos, reconstruindo as experiências e atitudes daqueles que estão em ambos os lados do conflito. Misturando narrativa pulsante e visão penetrante, Thomas Asbridge – uma das maiores autoridades do mundo no assunto – expõe todo o horror, a paixão e a grandeza bárbara da era das cruzadas. Baseando-se em uma pesquisa original meticulosa e um conhecimento íntimo do Oriente Próximo, ele descobre o que levou muçulmanos e cristãos a abraçar os ideais da jihad e da cruzada, revelando como essas guerras sagradas remodelaram o mundo medieval e por que continuam a ecoar na memória humana até os dias de hoje. INCLUI PÔSTER, CADERNO DE IMAGENS E MARCADORES.


Compre este livro aqui: https://amzn.to/3YPgKgr


10 - Europa Medieval


Europa Medieval - História em Destaque



O milénio que mediou a dissolução do Império Romano ocidental e a Reforma foi um período longo e imensamente transformador. Neste livro, Chris Wickham faz uma descrição fascinante da Europa medieval, percorrendo toda a amplitude da Idade Média através da Europa e centrando-se nas mudanças importantes que ocorreram em cada século, incluindo crises e momentos cruciais, como a queda do Império Romano ocidental, as reformas de Carlos Magno, a revolução feudal, o repto da heresia, a destruição do Império Bizantino, a reconstrução dos estados medievais tardios e a terrível devastação da Peste Negra. Com ilustrações elucidativas que realçam a forma como circunstâncias sociais, económicas e políticas variáveis afetaram vidas individuais e acontecimentos internacionais, Wickham oferece uma nova concepção do período medieval europeu e uma reformulação provocadora da razão pela qual a Idade Média é fundamental para compreendermos a Europa do nosso tempo.


Compre este livro aqui: https://amzn.to/3Tt3IUU


bottom of page