top of page

Como o rei George V, avô de Elizabeth II morreu realmente?

Atualizado: 23 de abr.

Matéria


Como o rei George V, avô de Elizabeth II morreu realmente? - História em Destaque

George V do Reino Unido por Luke Fildes (domínio público).


A partir de 1928 d.C., a saúde do rei George V piorou gradualmente devido a um problema pulmonar crônico. Em 20 de janeiro de 1936, George V morreu em Sandringham, em Norfolk, Inglaterra. Antes de ficar incapacitado, o rei conseguiu uma última reunião com seu conselho privado e secretários. Em seus últimos momentos, ele perguntou sobre o estado do Império. Segundo boatos do palácio, após ser informado de que ele poderia se recuperar na cidade litorânea de Bognor Regis, suas últimas palavras foram: “Bugger Bognor” (“Deus amaldiçoe você”).



George V era o segundo filho do rei Edward VII, e se tornou o próximo na sucessão ao trono britânico após a morte de seu irmão mais velho em 1892. Ele sucedeu seu pai em 1910 e foi coroado em 22 de junho de 1911 – três anos depois, o Reino Unido entraria na Primeira Guerra Mundial. Internamente, George V enfrentou um Parlamento dividido, agitação industrial e a missão de substituir um primeiro-ministro que renunciou.



Em 1986, um escândalo sobre o rei George V foi revelado publicamente – anotações no diário de seu médico, Lord Bertrand Dawson. Ele escreveu sobre a noite da morte do rei: “Decidir, portanto, determinar o fim e injetei (eu) morfina 4/3gr e logo depois cocaína 1gr na veia jugular distendida [do rei]”. Este procedimento conhecido como “eutanásia” resultou na morte de George V. Suicídio assistido ou assassinato? Segundo os textos de Dawson, ele pretendia conceder ao rei uma morte indolor e garantir que sua morte fosse anunciada nos jornais matinais.



Atualmente, as anotações de Dawson estão nos arquivos do Castelo de Windsor, e foram estudadas pela primeira vez por seu biógrafo, Francis Watson. Ao escrever a biografia de Dawson em 1950, Watson não mencionou a participação do médico na morte de George V (supostamente a pedido da viúva de Dawson). Em 1986, Watson lamentou sua omissão e revelou para o History Today que “talvez devesse ter incluído as anotações no livro na época”. Ele também revelou que “Lady Dawson não queria isso no livro e eu concordei prontamente. Não achei apropriado”.



George V foi sucedido por seu filho Edward VIII, que reinou por apenas um ano até abdicar do trono para se casar com a socialite americana Wallis Simpson. Em 1936, o segundo filho de George V assumiu o trono, tornando-se o rei George VI.



Fonte: Britannica





bottom of page