Notícia
Neste domingo, duas ativistas climáticos atacaram a pintura da Mona Lisa. Eles jogaram sopa no vidro de proteção da obra de arte no Museu do Louvre, em Paris, enquanto gritavam slogans em defesa de um suposto sistema alimentar sustentável. Segundo a equipe do Louvre, a obra de arte saiu ilesa.
Em um vídeo publicados nas redes sociais, as duas mulheres aparecem vestidas com camisetas com as palavras “Riposte Alimentaire”, passando a barreira de proteção para se aproximar da pintura antes de jogar a sopa no vidro. Após o incidente, as duas criminosas foram presas pela polícia de Paris.
Segundo a Fox News, as ativistas gritavam: “Qual é a coisa mais importante? Arte ou direito a uma alimentação saudável e sustentável?”
Imediatamente, os funcionários do Louvre começaram a colocar painéis pretos na frente da Mona Lisa e pediram para que os visitantes deixassem a sala. De acordo com a publicação da Fox News: “A equipe disse à BBC que a sopa de abóbora foi borrifada na pintura por membros de um movimento ambientalista por volta das 10h, horário local, mas não houve danos à obra de arte”.
O crime ocorreu enquanto os agricultores franceses protestavam contra diversas questões, incluindo os baixos salários.
Na plataforma de mídia social X (antigo Twitter), a Riposte Alimentaire assumiu o ataque. O grupo afirmou em seu site que o governo francês está quebrando os seus compromissos climáticos.
Uma onda de agricultores insatisfeitos há dias bloqueia as estradas com seus tratores, retardando o tráfego em toda a França, reivindicando uma melhor remuneração pelos seus produtos, menos burocracia e proteção contra importações baratas.
Muitos agricultores ameaçam seguir para Paris, a partir de segunda-feira, para bloquear as principais estradas que levam à capital.
Em 2022, um “ativista” jogou um pedaço de bolo no vidro a Mona Lisa em protesto climático.
Fonte: Fox News