top of page

As causas da Revolução Francesa de 1789

Atualizado: 10 de mar.


As causas da Revolução Francesa de 1879 - História em Destaque

Assembleia Nacional renuncia a todos os privilégios. Isidore-Stanislas Helman (gravador), Antoine-Jean Duclos (gravador), Charles Monnet (designer), 1790. (Domínio Público)


A Revolução Francesa teve causas gerais comuns a todas as revoluções do Ocidente no final do século XVIII e causas particulares que explicam por que foi de longe a mais violenta e a mais universalmente significativa destas revoluções. Uma das causas foi a estrutura social do Ocidente.


As principais causas da Revolução Francesa podem ser atribuídas às desigualdades econômicas e sociais que foram exacerbadas pelo colapso do Ancien Régime (“Antigo Regime”), o nome dado retroativamente ao sistema político e social do Reino de França nos últimos séculos de sua existência inicial. O Antigo Regime foi dividido em três estados: o clero, a nobreza e os plebeus. As duas primeiras gozavam de privilégios sociais, como isenções fiscais, o que não era concedido aos plebeus, que representam cerca de 90% da população. O Terceiro Estado estava sobrecarregado com trabalho manual e pagava a maioria dos impostos.

    Quer ler mais?

    Inscreva-se em historiaemdestaque.com.br para continuar lendo esse post exclusivo.

    bottom of page