top of page

Arqueólogos encontram afresco de 2.000 anos em Pompeia que retrata uma ‘pizza’

Atualizado: 15 de mar.

Notícias


Arqueólogos encontram afresco de 2.000 anos em Pompeia que retrata uma ‘pizza’ - História em Destaque

Afresco encontrado recentemente em Pompeia. Imagem: Ministério do Turismo Italiano.


Arqueólogos encontram afresco semelhante a uma pizza italiana entre as ruínas da antiga Pompeia, mas faltam os ingredientes clássicos como tomate e muçarela para ser considerada uma pizza.


A pintura está em um antigo corredor de uma casa que fica ao lado de uma antiga padaria no sul da Itália. O afresco foi descoberto durante escavações na área Regio IX do parque arqueológico de Pompeia, próximo a Nápoles, considerada o berço da pizza. Especialistas acreditam que a pintura tenha cerca de 2.000 anos, e parece retratar um pão focaccia redondo em uma bandeja de prata com várias frutas, incluindo possivelmente uma tâmara.



No entanto, a imagem do “abacaxi” no prato é algo totalmente diferente, pois a fruta só foi vista pela primeira vez por um europeu em 1493 – por Cristóvão Colombo, em Guadalupe.


No século XIX, a construção foi parcialmente escavada, e retomada em janeiro deste ano.


Segundo os especialistas, o pão que aparece no afresco é temperado com especiarias ou um tipo de queijo com ervas chamado moretum, consumido pelos antigos romanos. É possível ver um cálice de vinho ao lado do pão, frutos secos, e uma guirlanda de medronheiros amarelos.


Leia também:


Pesquisadores acreditam que a natureza morta do afresco tenha sido inspirada no xenia – um ritual de hospitalidade grego – portanto, representava presentes oferecidos aos convidados seguindo uma tradição que remonta ao período helenístico. Entretanto, encontrar uma imagem de um focaccia em afrescos é incomum.


O diretor do parque arqueológico de Pompeia, Gabriel Zuchtriegel, disse ao The Guardian que o afresco aparenta refletir o contraste entre uma “refeição frugal e simples” e “o luxo das bandejas de prata e o refinamento das representações artísticas e literárias”.



“Como não pensar, a esse respeito, na pizza, que também já nasceu como um prato 'pobre' do sul da Itália, que hoje conquistou o mundo e também é servida em restaurantes estrelados”, disse Zuchtriegel.


O bairro Insula 10, no Regio IX, abrigava várias residências, oficinas e a padaria. Os esqueletos de três vítimas, duas mulheres e uma criança, foram descobertos em maio em uma padaria, onde provavelmente estavam procurando abrigo. Também foram encontrados afrescos com a cena mítica de Apolo e Daphne, e Poseidon e Amymone.


Em outra parte do Regio IX foram encontrados os restos mortais de duas vítimas, provavelmente dois homens na casa dos 50 anos. Os arqueólogos acreditam que eles foram mortos por um terremoto que acompanhou a erupção do Vesúvio.


A antiga cidade romana de Pompeia foi soterrada por cinzas durante a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C., congelando a cidade e seus moradores no tempo.



Fonte(s): The Guardian e BBC News





Livros recomendados

bottom of page