top of page

Arqueólogos descobrem base romana da ‘Legio de Ferro’ de 1800 anos em Israel

Atualizado: 12 de abr.

Notícia


Arqueólogos descobrem base romana da ‘Legio de Ferro’ de 1.800 anos em Israel - História em Destaque

Uma vista aérea de uma base legionária romana de 1.800 anos em Israel. (Crédito da imagem: Emil Aladjem, Autoridade de Antiguidades de Israel)


Arqueólogos encontram os restos de uma enorme base militar romana de 1800 anos, que já abrigou cerca de 5.000 legionários. Ela é a única de seu tamanho e importância já encontrada em Israel.

 



A descoberta ocorreu próximo a Tel Megido, um parque nacional e local da antiga cidade de Megido (conhecida como Armagedom) no norte de Israel. Segundo a declaração da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), a base da “Legião de Ferro” foi um ponto estratégico para os romanos. Roma transformou a região na província da Judeia em 6 d.C.


Os legionários romanos eram um grupo militar de infantaria de elite que serviu e protegeu o Império Romano.


Leia também:


As escavações no local duraram mais de dez anos, e durante esse tempo foram desenterrados impressionantes vestígios arquitetônicos, como a estrada principal da base, um pódio semicircular e áreas pavimentadas em pedra que integravam parte de uma construção monumental.



A ocupação da base começou entre 117 e 120 d.C., até 300 d.C. segundo os arqueólogos, o local dos legionários tinha 550 metros de comprimento por 350 metros de largura, com duas estradas que davam acesso à base. No local de cruzamento das duas estradas foi erguido a sede do campo romano.


"Foi a partir deste ponto base que todas as distâncias ao longo das estradas imperiais romanas até as principais cidades do norte do país foram medidas e marcadas", disse Yotam Tepper, arqueólogo e diretor de escavações. "Os restos dos edifícios antigos não foram preservados em altura, já que a maioria das pedras de construção foram removidas ao longo dos anos para reutilização em projetos de construção realizados durante os períodos bizantino e islâmico."



Existem outras bases romanas conhecidas em Israel, mas elas foram usadas apenas como "base de cerco temporárias", ou eram pequenos acampamentos para divisões auxiliares, e nenhum tem a importância do complexo do campo da "Legião de Ferro".


Durante as escavações, os arqueólogos encontraram vários artefatos, incluindo fragmentos de cerâmica, partes de armas, moedas, pedações de vidro e telhas.


Segundo os arqueólogos, algumas das telhas estampavam o símbolo da Legio VI, e foram utilizadas para a cobertura das construções e revestimento de paredes. Originárias de Roma, são itens exclusivos do exército romano, refletindo a presença militar romana específica.



Fonte: Live Science



ASSINE a História em Destaque e tenha acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos: ASSINE AGORA!

bottom of page