Parábola do Administrador Injusto. Mironov, Andreĭ (Andreĭ Nikolaevich), 1975. (Domínio Público).
Enquanto viajava pelo interior a caminho de Jerusalém, Jesus ensinou metade de suas Parábolas. Jesus falou do mordomo quando estava reunido com seus discípulos, logo após contar a Parábola do Filho Pródigo. (Lucas 15:11-32)
O mordomo cuidava dos negócios de um homem muito rico. Aparentemente, alguém havia relatado os atos imprudentes do administrador. Certo dia, o rico proprietário enviou uma mensagem ao seu administrador para organizar um relatório sobre o andamento de seus negócios. Isso deixou o mordomo apreensivo, pois temia ser demitido.
Lucas 16: 1-11
1 - E ele dizia também aos seus discípulos: Havia um certo homem rico, o qual tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele de estar desperdiçando os seus bens.
2 - E ele, chamando-o, disse-lhe: O que é isso que eu ouço de ti? Entrega a conta da tua mordomia, porque já não podes mais ser meu mordomo.
3 - Então, o mordomo disse consigo: O que eu farei? Pois, o meu senhor, me tira a mordomia. Cavar eu não posso, de mendigar tenho vergonha.
4 - Eu resolvi o que fazer, quando me tirar a mordomia, os devedores possam me receber em suas casas.
5 - Assim, ele chamando a si cada um dos devedores do seu senhor, disse ao primeiro: Quanto tu deves ao meu senhor?
6 - E ele disse: Cem medidas de azeite. O mordomo disse: Toma a tua conta e assenta-te rapidamente, e escreve cinquenta.
Leia também:
7 - Então, ele disse a outro: E tu, quanto deves? E ele disse: Cem medidas de trigo. O mordomo disse: Toma a tua conta e escreve oitenta.
8 - E o senhor elogiou o mordomo injusto, porque ele agiu com sabedoria. Porque os filhos deste mundo são mais sábios na sua geração do que os filhos da luz.
9 - E eu vos digo: Fazei para si amigos com as riquezas da injustiça, para que, quando estas vos faltarem, eles vos recebam nas habitações eternas.
10 - Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco, também é injusto no muito.
11 - Pois, se não tiverdes sido fiéis com as riquezas injustas, quem vos confiará as verdadeiras riquezas?
Fonte: Bíblia King James Fiel e Cambridge Express