Biografia
Adelaide nasceu na região histórica de Borgonha, no centro-leste da França, em 931 d.C. Ela era filha do rei Rudolph II da Borgonha (que faleceu quando ela tinha 6 anos), e da rainha Bertha de Suábia. Aos 16 anos, Adelaide foi entregue em casamento ao rei Lotário II, da Itália, mas ele foi envenenado pelo duque Berengário de Ivreia com quem lutava, falecendo em 950 d.C., três anos após se casar.
De Rainha a prisioneira
Sem seu marido, a rainha Adelaide foi presa por ordem de Berengário após se recusar a casar-se com seu filho. Pouco tempo depois ela foi ajudada por amigos fiéis a escapar do castelo o qual era prisioneira. Após deixar o cativeiro, ela viajou para a Alemanha com o intuito de pedir asilo e apoio ao imperador Otto I, da Alemanha. O imperador não só ajudou a rainha Adelaide como decidiu casar-se com ela, tornando-a a famosa Imperatriz Adelaide.
Otto I, o Grande
Otto I, o Grande foi um rei alemão e imperador do Sacro Império Romano (962 – 973 d.C.), que consolidou seu poder através da supressão de vassalos rebeldes e sua vitória decisiva sobre os húngaros. Seu uso da igreja como uma influência estabilizadora criou um império seguro e estimulou um renascimento cultural.
Otto era filho de Henrique I, da dinastia Liudolfing, e de sua segunda esposa, Matilda. Em 930 d.C., Otto casou-se com Edith, filha de Eduardo, o Velho, e recebeu como dote a cidade de Magdeburgo. Em 7 de agosto de 936 d.C., Otto foi proclamado rei pelos duques alemães em Aachen, e coroado pelos arcebispos de Mainz e Colônia.
Em 939 d.C., Otto enfrentou uma revolta liderada por seu irmão mais novo Henrique, que tinha como principal apoiador o rei da França Luís IV. Otto saiu vitorioso, e seu irmão Henrique teve que se submeter ao seu reinado.
Adelaide e Otto se casaram em 25 de dezembro de 951 d.C. Otto expulsou os invasores, e foi recompensado com a coroa imperial que tinha sido usada por Carlos Magno, assim nasceu o Sacro Império romano-germânico que duraria mais de oito séculos.
Após a morte de Otto I em 7 de maio de 973 d.C., na Turíngia, a imperatriz Adelaide exerceu o poder entre os anos de 973 e 978 d.C. em nome de seu filho Otto II, que era muito jovem para assumir o trono na época. Ela governaria o império por uma segunda vez entre os anos 991 e 996 d.C., até o neto Otto III ter idade suficiente para assumir. Dedicou os três últimos anos de sua vida promovendo a Igreja e auxiliando pobres e necessitados.
Quando o filho de Adelaide, Otto II, se casou com uma princesa grega chamada Teofânia, começaram os problemas e conflitos entre mãe e filho. Teofânia tentou até que conseguiu colocar um contra o outro, levando Otto II a expulsar sua mãe do palácio.
Em busca de abrigo
Adelaide buscou abrigo em Roma, dirigindo-se ao Papa. Em seguida se refugiou na Borgonha, onde conheceu Santo Odilo, com quem expandiu grandes benefícios pelos mosteiros franceses das localidades vizinhas, com destaque para o Mosteiro de São Martinho de Tours, destruído por um incêndio.
Durante esse tempo, dom Odilo, abade do Mosteiro de Cluny, atuou como um diretor espiritual da Santa Adelaide, orientando também seu filho Otto II. Após dois anos separado de sua mãe, Otto II pediu desculpas a Adelaide e a convidou para ir ao palácio, reconciliando-se com seu filho.
Pouco tempo depois da reconciliação Otto II faleceu, deixando o trono para seu filho, Otto III, mas este era criança, e não poderia governar. Então, a rainha Teofânia assumiu como regente. Novamente, ela retornou com a perseguição contra Adelaide, decidida a matar a sogra se preciso. Teofânia não conseguiu colocar seu plano de assassinato em prática graças ao prestígio de Adelaide na corte. A rainha regente foi morta antes que pudesse tentar algo contra Adelaide. Com a morte de Teofânia o trono passou para Adelaide como imperatriz por direito.
Sentido que sua missão estava chegando ao fim, pediu que a transportassem para o mosteiro de Selz, onde faleceu no dia 16 de dezembro de 999 d.C.
Adelaide foi canonizada em 1097, quase 100 anos após a sua morte, a Igreja Católica reconheceu os feitos e contribuições para a divulgação da palavra de Deus em seu reinado, assim como o seu amor e solidariedade como monarca.
Bibliografia
Reindel, Kurt. "Otto I". Encyclopedia Britannica, 19 Nov. 2022, https://www.britannica.com/biography/Otto-I. Accessed 1 December 2022.
CANÇÃO NOVA. Santa Adelaide. 16 dez. 2021. Disponível em: https://santo.cancaonova.com/santo/santa-adelaide/. Acesso em: 1 dez. 2022.