A Cura do Cego e a Ressurreição de Lázaro
- Redação História em Destaque
- 21 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de dez. de 2023
Ilustração

Descrição
Esta pintura retrata dois milagres de Jesus Cristo já adulto. Na imagem, Jesus aparece à esquerda sob uma cobertura arquitetônica curando um homem cego, tocando os olhos do homem com dois dedos da mão direita – um gesto cristão tradicional de benção. À direita, Cristo traz seu amigo Lázaro de volta à vida. Jesus gesticula com a mão esquerda sobre o cadáver, que se levanta do sarcófago enquanto suas irmãs (Maria e Marta), levantam a tampa. Ambas as cenas comunicam temas de renascimento e redenção.
Na década de 1920, a maioria dos afrescos das paredes da Igreja de San Baudelio de Berlanga foram removidas por restauradores. Entre 1957 e 1961, os Claustros adquiriram nove dessas pinturas, mas depois devolveram seis à Espanha como empréstimos de longo prazo. Hoje estas pinturas estão expostas no Museu do Prado, em Madrid.
Detalhes do objeto
Título: A Cura do Cego e a Ressurreição de Lázaro
Data: possivelmente 1129 - 34 d.C.
Geografia: fabricado em Castela e Leão, Estanha
Médio: afresco transferido para tela
Licença e direitos autorais
Baseado no conteúdo de The Metropolitan Museum of art. Enviado por Redação História em Destaque, publicado em 21 de dezembro de 2023, sob a seguinte licença: Domínio Público. Observe que o conteúdo vinculado a esta página pode ter diferentes termos de licenciamento.