Matéria
Monte Rainier em Cascade Range, Washington. Britannica.
Cascade Range é uma cadeia de montanhas do Pacífico no oeste da América do Norte. A cordilheira se estende para o norte por mais de 1.100 km de Lasson Peak, no norte da Califórnia, EUA, seguindo através de Oregon e Washington até o rio Frase, no sul da Colúmbia Britânica, no Canadá. Muitas das montanhas ultrapassam os 3.000 metros de altura, incluindo Mount Hood com 3.425 metros (ponto mais alto do Oregon) e Monte Rainier com 4.390 metros (região mais alta de Washington e da Cordilheira Cascade). A maioria dos cumes de Cascade Range são vulcões extintos, com exceção de Lassen Peak e outros que entraram em erupção em um passado recente. Um exemplo de erupção recente foi a do Mount Baker (3.289 metros), que expeliu larva fortemente em 1975, e o Monte St. Helens em Puget sound.
As montanhas do Cascade Range são regiões de nascentes de vários rios, incluindo o rio Willamette. Quase toda a cordilheira é densamente arborizada e está localizada em áreas de conservação ambiental nacionais. A região abriga os parques nacionais North Cascades, Crater Lake, Mount Rainier e Lassen Volcanic, assim como, o Lava Beds National Monument e o Manning Provincial Park, no Canadá. A encosta oeste da Cascade Range é alimentada por até 2.500 mm de precipitação anualmente, e possui densas florestas de Abeto de Douglas (gênero Pseudotsuga).
As Cascade Range foram avistadas em 1792, pelos navegadores ingleses George Vancouver e William R. Broughton. Em 1806, os exploradores americanos William Clark e Meriwether Lewis, em sua expedição para o noroeste, passaram pela cadeia de montanhas no desfiladeiro do rio Columbia, com 1.220 metros de profundidade.