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11 de setembro: o dia que ninguém esquece


11 de setembro em nova york - História em Destaque

The National September 11 Memorial Museum. Imagem de Armelion por Pixabay.


11 de setembro de 2001


O atentado de 11 de setembro de 2001 foi o maior ataque sofrido pelos EUA desde o ataque a Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941.


O World Trade Center One e World Trade Center Two (WTC), conhecidos como “Torres Gêmeas” de 110 metros e 417 andares, foram um dos principais alvos dos ataques terroristas. Os terroristas do grupo Al-Qaeda sequestraram 4 aeronaves e as usaram como armas. Duas das quatro aeronaves foram lançadas contra o WTC em Nova Iorque, uma contra o Pentágono em Washington e o último avião foi jogado ao solo na Pensilvânia.


O voo AA-11

Às 7h59, do dia 11 de setembro de 2001, a aeronave (um Boeing 767) da American Airlines decolou do aeroporto de Logan, em Boston (MA) com 76 passageiros, 11 tripulantes e 5 sequestradores a bordo. O voo AA-11 partiu em direção a Los Angeles, na Califórnia.



Às 8h14, teve início a ação dos terroristas para sequestrar o avião. Toda a ação teria começado logo após o sinal de “apertar cintos” ser desligado, segundo duas aeromoças que conseguiram telefonar de dentro do avião.

Não há informações de como os sequestradores entraram na cabine de comando, que deveria estar fechada durante o voo. Por telefone, a aeromoça Betty Ong conseguiu ligar para a American Airlines e relatar a emergência abordo. "Acho que estamos sendo sequestrados", disse Ong.


Um dos sequestradores a bordo tentou se comunicar com os passageiros, mas o microfone estava ligado para se comunicar com o centro de controle de Boston. "Ninguém se mova. Tudo vai ficar bem. Se tentarem algo, vão colocar em perigo vocês mesmos e o avião. Apenas fiquem quietos", disse o sequestrador.


Às 8h38, as aeromoças Amy Sweeney e Betty Ong contataram o centro de controle e avisaram que o avião estava descendo rapidamente e tinha mudado o rumo para o sul. As 8h41, uma das aeromoças relatou que os passageiros não estão entendendo nada.

Às 8h44, ao contatar o centro de controle, uma das aeromoças percebeu que o Boeing estava descendo muito rápido. "Algo está errada. Estamos descendo rapidamente", disse. "Estamos voando baixo. Estamos voando muito, muito baixo. Estamos voando baixo demais. Oh meu Deus, estamos baixo demais." A ligação foi encerrada.

Às 8h46, o Boeing 767 da American Airlines (voo AA-11) se chocou contra a Torre Norte do World Trade Center em Nova Iorque. Nesse momento as autoridades acreditavam se tratar de um acidente.


Voo UA-175

Às 8h14, a aeronave (Boeing 767-200) da United Airlines, decolou do aeroporto de Logan, em Boston, com 51 passageiros, 9 tripulantes e 5 sequestradores do grupo Al-Qaeda.


Às 8h42, os pilotos do voo UA 175, realizaram seu último contato com a torre de controle. Eles contaram que houve uma “transmissão suspeita” de outra aeronave logo após a decolagem.


Entre 8h42 e 8h46, os sequestradores iniciaram a ação de forma semelhante ao que ocorreu no voo AA-11. Eles usaram facas e spray de pimenta, além de ameaçar os passageiros de uma possível bomba a bordo. No início da ação os dois pilotos foram mortos, segundo relatos de um passageiro.


Às 8h51, a aeronave desviou da altitude que deveria estar e não respondeu às tentativas de contado do centro de controle. Às 8h52, um passageiro do voo 175 ligou para o escritório da United Airlines, contando que a aeronave havia sido sequestrada por terroristas. A ligação durou dois minutos.


Às 8h58, o avião mudou de direção, se dirigindo para a cidade de Nova York.


Às 8h59, o passageiro Brian David Sweeney tentou ligar para sua esposa. Ele deixou recado na secretária eletrônica avisando que o avião havia sido sequestrado.



Às 9h o passageiro Peter Hanson liga para seu pai, Lee. "Está ficando pior, pai. Uma aeromoça foi esfaqueada. Eles parecem ter facas e spray de pimenta. Eles dizem ter uma bomba. Está ficando muito ruim a situação. Os passageiros estão passando mal e vomitando. O avião está fazendo movimentos bruscos. Não acho que o piloto está controlando o avião. Acho que estamos caindo. Eu acho que eles querem ir para Chicago ou algum lugar e jogar o avião contra um prédio. Não se preocupe, pai. Se isso acontecer, vai ser muito rápido. Meu Deus, meu Deus." Lee ligou a TV após a ligação se encerrar inesperadamente e viu o segundo avião se chocar contra a segunda torre do World Trade Center.

Às 9h03min11seg o voo UA 175 bateu entre o 77º andar e o 85º andar da Torre Sul do World Trade Center.

Voo AA-77

O Boeing 757 da American Airlines decolou do aeroporto de Dulles, na capital Washington D.C., no Estado de Virgínia. Embarcaram na aeronave, 73 passageiros, 6 tripulantes e 5 sequestradores.


Às 8h20, o avião decolou e às 8h51, os pilotos fizeram o último contato com o centro de controle. Os terroristas da Al-Qaeda sequestraram a aeronave entre 8h51 e 8h54. Eles usaram facas na ação e isolaram os passageiros na parte de trás do avião.

Às 8h54, o avião se desviou de seu curso original, se dirigindo ao sul. O controle aéreo chegou a perder o avião no radar.


Às 9h, a American Airlines desconfiou que o voo AA-77 tinha sido sequestrado e cancelou todas as outras decolagens.


Às 9h12, uma passageira ligou para sua mãe e contou que a aeronave tinha sido sequestrada por seis indivíduos.



Às 9h29, o piloto automático foi desligado. A aeronave estava a 60 km do Pentágono e a uma altitude de 7 mil pés. O serviço secreto foi informado às 9h34, de que uma aeronave desconhecida estava voando na direção da Casa Branca.


Às 9h37min46seg o voo AA 77 se chocou contra a fachada oeste do Pentágono.


Voo UA-93

O avião da United Airlines, um Boeing 757, decolou do aeroporto de Newark, em Nova Jersey, com destino a Califórnia. Havia 33 passageiros, 7 tripulantes e 4 sequestradores.

O voo UA-93 estava marcado para às 8h, mas por conta do tráfego só decolou às 8h42.


Às 9h07, o controle aéreo de Boston alertou que todas as aeronaves em voo fossem avisadas para reforçar a segurança nas cabines de comando por conta da suspeita de sequestros múltiplos.


Às 9h23, a mensagem chegou ao voo UA-93. Três minutos depois o piloto pede que a mensagem seja confirmada.


Às 9h28, os sequestradores entram em ação. Enquanto o Boeing 757 mergulhava mais de 200 metros, os controladores de voo em Cleveland receberam a mensagem de “Mayday” e sons de luta a bordo a aeronave. Poucos segundos depois, uma segunda em uma segunda transmissão dava para ouvir o piloto gritando “saia daqui”, repetidas vezes.



Às 9h32, um dos terroristas avisa que a aeronave havia sido tomada. "Senhoras e senhores, aqui fala o capitão. Por favor, sentem-se e continuem sentados. Temos uma bomba a bordo. Portanto, sentem-se". Em seguida, o sequestrador desligou o piloto automático e fez o avião virar rumo ao oeste.


Ligações de passageiros permitiram o registro dos fatos. Pelo menos 10 passageiros e 2 tripulantes relataram o que estava acontecendo a bordo do voo UA-93.


Às 9h39, os passageiros decidiram em votação tentar retomar o controle da aeronave e lutar contra os terroristas. Nesse momento eles já tinham sido avisados dos outros atentados.


Às 9h57, tem início a reação dos passageiros. Um dos passageiros terminou uma ligação dizendo: "Todos estão correndo para a primeira classe. Eu tenho que ir. Adeus."

Sons de revolta dos passageiros podiam ser ouvidos da cabine de comando. O piloto tenta desequilibrar os passageiros jogando a aeronave de um lado para outro.


Às 9h58min57seg, um dos terroristas, fala para o piloto (sequestrador) bloquear a cabine de comando. Às 9h59min52seg, o piloto fez mais uma tentativa de acabar com a revolta mergulhando o avião, mas sem sucesso.


Às 10h, um sequestrador perguntou: "É isso? Vamos acabar com tudo?". Outro comparsa respondeu: "Ainda não. Quando todos vierem, encerramos tudo". Às 10h01, o piloto voltou a repetir a pergunta, e o outro terrorista respondeu: "Sim, derrube, derrube".

Às 10h02min23seg, em um campo em Shanksville, na Pensilvânia, os terroristas da Al-Qaeda jogaram a aeronave contra o solo, a 20 minutos de voo de Washington D.C. Os sequestradores ainda estavam no controle da aeronave, mas temia a invasão da cabine pelos passageiros.



Fonte : G1 e BBC

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